sicnot

Perfil

Mundo

Oito mortos em surto de legionella em Nova Iorque

As autoridades norte-americanas revelam que são oito as vítimas mortais devido a um surto da doença do legionário em Nova Iorque, com o registo de um total de 97 casos. Segundo as autoridades, todas as vítimas tinham outros problemas de saúde.

© Chris Wattie / Reuters

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, afirma que já passou o pico do mais grave surto da doença do legionário registado na cidade.

Das 92 pessoas hospitalizadas, 48 receberam alta e regressaram a casa.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor (aerossóis) de água contaminada de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38