sicnot

Perfil

Mundo

Oito mortos em surto de legionella em Nova Iorque

As autoridades norte-americanas revelam que são oito as vítimas mortais devido a um surto da doença do legionário em Nova Iorque, com o registo de um total de 97 casos. Segundo as autoridades, todas as vítimas tinham outros problemas de saúde.

© Chris Wattie / Reuters

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, afirma que já passou o pico do mais grave surto da doença do legionário registado na cidade.

Das 92 pessoas hospitalizadas, 48 receberam alta e regressaram a casa.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor (aerossóis) de água contaminada de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.