sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro 'mapa de formigas' lançado em Hong Kong

O primeiro mapa de formigas do mundo, que mostra a sua distribuição em todo o globo, foi lançado hoje pela Universidade de Hong Kong, numa tentativa de dar mais esclarecimentos sobre os insetos.

© Juan Carlos Ulate / Reuters

O mapa interativo online (antmaps.org), que demorou quatro anos a ficar completo, mostra as localizações geográficas de cerca de 15.000 espécies de formigas, com o estado australiano de Queensland a abrigar o maior número nativo de espécies, mais de 1.400.

"Os insetos são um dos principais grupos em que precisamos de nos focar quando falamos de biodiversidade", afirmou Benoit Guenard, um dos cofundadores do mapa e professor de Ciências Biológicas na HKU.

"As formigas são muito importantes na maioria dos ecossistemas", adiantou, dado que mantêm o ciclo dos nutrientes no solo e ajudam na dispersão de sementes, acrescentando que "são um dos grupos de insetos melhor estudados".

'Antmaps' ('Mapa de Formigas), é um projeto conjunto da HKU e do Instituto de Ciências e Tecnologia de Okinawa e diferencia as formigas que são nativas de uma região e as espécies que foram importadas.

Guenard explicou que o mapa irá fornecer um importante registo da vida dos insetos no mundo e irá ajudar na investigação e conservação da vida animal.

"O trabalho no mapa continua com novas espécies de formigas a serem descobertas frequentemente", afirmou.

Benoit Guenard lidera o estudo de formigas na HKU e afirmou que a sua equipa acredita ter descoberto 12 novas espécies na cidade, durante o ano passado.

"Estamos a descobrir e descrever nova vida quase todas as semanas e é isso que acho absolutamente surpreendente no trabalho que fazemos", explicou.

Num estudo recente feito pelo Instituto Weizmann da Ciência, em Israel, publicado em julho, descobriu-se que as formigas possuem uma habilidade surpreendente de misturar o músculo coletivo com a iniciativa individual para fazer o trabalho pesado.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.