sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro 'mapa de formigas' lançado em Hong Kong

O primeiro mapa de formigas do mundo, que mostra a sua distribuição em todo o globo, foi lançado hoje pela Universidade de Hong Kong, numa tentativa de dar mais esclarecimentos sobre os insetos.

© Juan Carlos Ulate / Reuters

O mapa interativo online (antmaps.org), que demorou quatro anos a ficar completo, mostra as localizações geográficas de cerca de 15.000 espécies de formigas, com o estado australiano de Queensland a abrigar o maior número nativo de espécies, mais de 1.400.

"Os insetos são um dos principais grupos em que precisamos de nos focar quando falamos de biodiversidade", afirmou Benoit Guenard, um dos cofundadores do mapa e professor de Ciências Biológicas na HKU.

"As formigas são muito importantes na maioria dos ecossistemas", adiantou, dado que mantêm o ciclo dos nutrientes no solo e ajudam na dispersão de sementes, acrescentando que "são um dos grupos de insetos melhor estudados".

'Antmaps' ('Mapa de Formigas), é um projeto conjunto da HKU e do Instituto de Ciências e Tecnologia de Okinawa e diferencia as formigas que são nativas de uma região e as espécies que foram importadas.

Guenard explicou que o mapa irá fornecer um importante registo da vida dos insetos no mundo e irá ajudar na investigação e conservação da vida animal.

"O trabalho no mapa continua com novas espécies de formigas a serem descobertas frequentemente", afirmou.

Benoit Guenard lidera o estudo de formigas na HKU e afirmou que a sua equipa acredita ter descoberto 12 novas espécies na cidade, durante o ano passado.

"Estamos a descobrir e descrever nova vida quase todas as semanas e é isso que acho absolutamente surpreendente no trabalho que fazemos", explicou.

Num estudo recente feito pelo Instituto Weizmann da Ciência, em Israel, publicado em julho, descobriu-se que as formigas possuem uma habilidade surpreendente de misturar o músculo coletivo com a iniciativa individual para fazer o trabalho pesado.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.