sicnot

Perfil

Mundo

Detido condutor que atropelou mortalmente 27 peregrinos em procissão no México

As autoridades mexicanas anunciaram ter detido o condutor do camião que atropelou mortalmente 27 pessoas durante uma procissão religiosa no estado de Zacatecas, no norte do país, na semana passada.

© Tomas Bravo / Reuters

"O condutor foi detido" na localidade de Concepcion de Oro, no limite de Zacatecas e do estado vizinho de Coahuila, no norte do México, indicaram as autoridades em comunicado, informando que o detido foi entregue às autoridades judiciais.

Segundo testemunhas, o condutor do camião conseguiu saltar do veículo pesado antes do derradeiro impacto e estava desaparecido desde o dia do acidente.

Várias centenas de peregrinos caminhavam na estrada principal da pequena cidade de Mazapil em direção a uma igreja do século XVIII, em 29 de julho, quando o camião, carregado de toneladas de areia e sem travões, embateu contra a multidão.

O camião atravessou a via, colidiu com outros veículos e chocou contra a fachada de um edifício antes de capotar.

Catorze pessoas morreram no local do acidente, enquanto as restantes 13 vieram a sucumbir aos ferimentos no hospital.

O sinistro causou uma centena de feridos, dos quais 28 continuam hospitalizados.

A procissão teve lugar no primeiro dia de uma semana de celebrações religiosas, em que participaram mais de mil pessoas oriundas de localidades rurais vizinhas.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.