sicnot

Perfil

Mundo

Explosão de camião-bomba faz oito mortos e mais de uma centena de feridos no Afeganistão

A potente explosão de um camião-bomba às primeiras horas de hoje, em Cabul, fez oito mortos e mais de uma centena de feridos, no mais recente atentado na capital afegã desde o anúncio da morte do líder talibã 'mullah' Omar.

© Ahmad Masood / Reuters

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, que surge numa altura em que os talibãs preparam nova ofensiva, apesar das divergências sobre a transição de poderes no seio do movimento.

Entre as vítimas mortais da potente explosão, que ocorreu em Shah Shaheed, um bairro no leste de Cabul, figuram mulheres e crianças.

A força da explosão deixou uma enorme cratera na estrada, com uma profundidade de cerca de dez metros, reduzindo a frente de edifícios nas imediações a escombros.

"O número de mortos subiu para oito, mantendo-se em 128 o de feridos", disse o porta-voz da polícia de Cabul Ebadullah Karimi à agência AFP.

Pelo menos seis pessoas morreram num outro ataque suicida dos talibãs, na quinta-feira, contra a polícia afegã, a sul de Cabul, naquele que foi o primeiro ataque dos rebeldes islâmicos no país desde o anúncio da morte do seu líder, na semana passada.

Segundo o governador da província de Logar, Halim Fedaye, um bombista suicida, ao volante de um camião, fez-se explodir diante do posto de polícia de Pul-e Alam, capital provincial, a cerca de uma centena de quilómetros a sul da capital.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28