sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em atentado na capital do Afeganistão sobe para 15

O número de vítimas mortais no atentado com um camião-bomba perpetrado esta sexta-feira em Cabul, no Afeganistão, subiu para 15, afirmou um porta-voz da Presidência afegã, informando ainda que o ataque fez mais de 240 feridos.

O elevado número de feridos deve-se ao facto de o ataque ter ocorrido numa zona residencial a leste da capital afegã.

O elevado número de feridos deve-se ao facto de o ataque ter ocorrido numa zona residencial a leste da capital afegã.

© Ahmad Masood / Reuters

"O número de mortos no atentado de hoje em Cabul passou para 15 e mais de 240 feridos, incluindo 47 mulheres e 33 crianças", referiu, em declarações à agência francesa AFP, Sayed Zafar Hashemi.

O anterior balanço do ataque dava conta de oito mortos e mais de uma centena de feridos.

O chefe de Estado afegão, Ashraf Ghani, visitou entretanto os feridos do ataque, que estão a receber cuidados médicos num hospital gerido pela organização não-governamental italiana Emergency à Kaboul, segundo informou um comunicado da Presidência afegã.

O elevado número de feridos deve-se ao facto de o ataque ter ocorrido numa zona residencial a leste da capital afegã.

A forte explosão partiu as janelas de várias casas, ferindo moradores que estavam a dormir na altura do ataque, perpetrado às primeiras horas de sexta-feira.

A força da explosão deixou uma enorme cratera na estrada, com uma profundidade de cerca de dez metros, tendo ainda danificado diversos edifícios nas imediações.

Nenhum grupo reivindicou, até ao momento, a autoria deste ataque, que surge numa altura em que os rebeldes islamitas afegãos têm realizado diversos atentados, apesar das divergências sobre a transição de poderes no seio do movimento talibã.

Os insurgentes anunciaram na passada sexta-feira a nomeação do 'mullah' Akhtar Mansur, antigo "braço direito" do 'mullah' Omar, cuja morte foi anunciada a 29 de julho, para a liderança do movimento.

Mas a designação não tem reunido consenso, com várias vozes a criticarem a nomeação e a questionarem a legitimidade de Akhtar Mansur para assumir o cargo de "comandante dos fiéis".

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..