sicnot

Perfil

Mundo

Restos de um mamute pré-histórico descobertos na Suíça

Os restos de um mamute com cerca de 20.000 anos foram descobertos numa área de construção de um escritório no centro da Suíça, divulgaram hoje as autoridades locais.

© Maxim Shemetov / Reuters

"Trata-se de uma descoberta muito fascinante, porque o último mamute encontrado - no Cantão de Zug, no centro da Suíça - foi há 50 anos", disse a representante do departamento arqueológico do Cantão, Renata Huber.

Durante a construção de um escritório, no final de junho, "a escavadora trouxe à superfície parte de uma presa enorme", acrescentou, referindo que depois de especialistas do governo local terem sido chamados, foram ainda "descobertos vários ossos, mas sem ser em número suficiente para reconstruir a totalidade da carcaça".

"Não ficou claro que se está na presença de um único animal", afirmou Renata Huber, indicando que a descoberta não é tão significativa como as anteriores, feitas em Zurique, que permitiram aos especialistas recriar uma carcaça completa.

Os arqueólogos vão agora tentar datar as partes encontradas, enquanto no local prosseguirão as investigações para encontrarem mais ossos.

O achado "não trará, provavelmente, nova luz sobre o tipo de espécies da era pré-histórica que outrora habitaram a terra que hoje se chama Suíça", no entanto, referiu Renata Huber, "o significado da descoberta não deve ser desvalorizado".

"Para um arqueólogo, isto representa uma oportunidade única", concluiu.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.