sicnot

Perfil

Mundo

Morreu antigo chefe da polícia política do ditador chileno Augusto Pinochet

Manuel Contreras, diretor da polícia política da ditadura de Augusto Pinochet, considerado um dos maiores criminosos da história do Chile, morreu, esta sexta-feira, aos 86 anos, disse fonte policial à agência AFP.

Contreras, condenado a mais de 500 anos de prisão por torturar, fazer desaparecer e sequestrar elementos da oposição, morreu pelas 22:30 (2:30 de hoje em Lisboa) no hospital militar da capital, Santiago. (Arquivo)

Contreras, condenado a mais de 500 anos de prisão por torturar, fazer desaparecer e sequestrar elementos da oposição, morreu pelas 22:30 (2:30 de hoje em Lisboa) no hospital militar da capital, Santiago. (Arquivo)

AP

Contreras, condenado a mais de 500 anos de prisão por torturar, fazer desaparecer e sequestrar elementos da oposição, morreu pelas 22:30 (2:30 de hoje em Lisboa) no hospital militar da capital, Santiago, de acordo com a mesma fonte.

O estado de saúde do antigo general, que sofria nomeadamente de diabetes e cancro, tinha-se deteriorado nos últimos dias.

Manuel Contreras foi o mentor e único diretor da antiga Direção de Inteligência Nacional (DINA), a polícia secreta de Pinochet, à qual foi imputada a maioria das vítimas da ditadura chilena (1973-1990) - mais de 3.200 pessoas morreram ou desapareceram e mais de 38.000 foram sujeitas a tortura.

Considerado o "braço direito" de Pinochet, foi preso em 2005 pelo sequestro de um jovem opositor e, desde então, condenado em diversos julgamentos.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.