sicnot

Perfil

Mundo

Morreu pai de bebé palestiniano morto em incêndio causado por israelitas

O pai do bebé palestiniano morto, há uma semana, num incêndio, causado por colonos judeus na Cisjordânia, sucumbiu aos ferimentos, informou hoje fonte oficial.

Casa de família palestiniana na Cisjordânia incendiada por israelitas.

Casa de família palestiniana na Cisjordânia incendiada por israelitas.

© Ammar Awad / Reuters

Saad Dawabcheh não resistiu às queimaduras e morreu no hospital israelita onde foi internado, disse Ghassan Daghlas, responsável no seio da Autoridade Palestiniana pelo norte da Cisjordânia ocupada, que inclui Doma, a aldeia onde fica a casa à qual quatro israelitas pegaram fogo, segundo as forças de segurança palestinianas.

A morte foi confirmada por membros da família Dawabcheh em Doma.

"Saad Dawabcheh morreu e estão em andamento os preparativos para a realização do funeral em Naplus", perto de Doma, acrescentou o responsável, em declarações à agência AFP.

Na madrugada de 31 de julho um bebé palestiniano, Ali, de 18 meses, morreu, enquanto a sua mãe, Riham, e o seu pai, Saad, foram hospitalizados com queimaduras de terceiro grau em 90% do corpo.

Homens mascarados lançaram 'cocktails Molotov' para a casa da família Dawabcheh, que deixara as janelas abertas devido ao calor. A pequena habitação ficou reduzida a cinzas, subsistindo apenas paredes, onde foram escritas palavras como "vingança" e pintada uma estrela de David.

O ataque desencadeou uma série de reações, do lado palestiniano e israelita, mas também da comunidade internacional.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manteve uma rara conversa telefónica com o presidente da Autoridade Palestiniana, na qual condenou o "ato terrorista" e prometeu uma investigação completa. No mesmo dia, Mahmud Abbas fez saber que iria apresentar queixa ao Tribunal Penal Internacional.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.