sicnot

Perfil

Mundo

Morreu pai de bebé palestiniano morto em incêndio causado por israelitas

O pai do bebé palestiniano morto, há uma semana, num incêndio, causado por colonos judeus na Cisjordânia, sucumbiu aos ferimentos, informou hoje fonte oficial.

Casa de família palestiniana na Cisjordânia incendiada por israelitas.

Casa de família palestiniana na Cisjordânia incendiada por israelitas.

© Ammar Awad / Reuters

Saad Dawabcheh não resistiu às queimaduras e morreu no hospital israelita onde foi internado, disse Ghassan Daghlas, responsável no seio da Autoridade Palestiniana pelo norte da Cisjordânia ocupada, que inclui Doma, a aldeia onde fica a casa à qual quatro israelitas pegaram fogo, segundo as forças de segurança palestinianas.

A morte foi confirmada por membros da família Dawabcheh em Doma.

"Saad Dawabcheh morreu e estão em andamento os preparativos para a realização do funeral em Naplus", perto de Doma, acrescentou o responsável, em declarações à agência AFP.

Na madrugada de 31 de julho um bebé palestiniano, Ali, de 18 meses, morreu, enquanto a sua mãe, Riham, e o seu pai, Saad, foram hospitalizados com queimaduras de terceiro grau em 90% do corpo.

Homens mascarados lançaram 'cocktails Molotov' para a casa da família Dawabcheh, que deixara as janelas abertas devido ao calor. A pequena habitação ficou reduzida a cinzas, subsistindo apenas paredes, onde foram escritas palavras como "vingança" e pintada uma estrela de David.

O ataque desencadeou uma série de reações, do lado palestiniano e israelita, mas também da comunidade internacional.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manteve uma rara conversa telefónica com o presidente da Autoridade Palestiniana, na qual condenou o "ato terrorista" e prometeu uma investigação completa. No mesmo dia, Mahmud Abbas fez saber que iria apresentar queixa ao Tribunal Penal Internacional.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.