sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas degustaram as primeiras saladas cultivadas no espaço

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) apreciaram hoje as primeiras saladas cultivadas no espaço, no que foi o primeiro passo para a jardinagem em microgravidade na perspetiva de futuras missões tripuladas a Marte.

© NASA NASA / Reuters

O astronauta norte-americano Scott Kelly e outros membros da tripulação do posto avançado orbital degustaram hoje as primeiras folhas de "alface roxa espacial" às 16:37 TMG (17:37 em Lisboa), temperadas com um pouco de azeite e vinagre, conforme mostraram as imagens da televisão, em direto, divulgadas pela NASA.

"É genial", indicou o astronauta norte-americano Kjell Lindgren, após saborear uma folha de alface.

"É bom", concordou Scott Kelly, que está há um ano no posto avançado orbital com o seu colega russo Mikhail Kornienko.

A NASA espera que o cultivo permita fornecer uma fonte de alimentação substancial aos astronautas que efetuarão longas missões no espaço, divulgou momentos antes a agência espacial norte-americana num comunicado citado pela France Presse (AFP).

"Existem indicações de que as frutas e legumes frescos, como tomates, mirtilos e alfaces roxas são boas fontes de antioxidantes", afirmou o responsável pelo desenvolvimento de técnicas que permitam assegurar a manutenção das condições de vida no espaço, do programa da NASA, Ray Wheeler.

"Poder disponibilizar alimentos frescos no espaço, além de oferecer proteção adicional contra as radiações cósmicas, poderá consistir ainda num impacto psicológico favorável sobre os astronautas", acrescentou.

"Considero que os sistemas de cultivo de plantas, em microgravidade, tornar-se-ão elementos importantes para todos os futuros viajantes de longas temporadas no espaço", apontou Gioia Massa, uma cientista da NASA, localizada no Centro Espacial Kennedy, na Florida.

Os vegetais produzidos no espaço foram aprovados para consumo humano após a primeira colheita "veg-01" ter sido enviada para a Terra, em 2014, para as necessárias análises a fim de garantirem que do seu consumo não resultariam problemas.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.