sicnot

Perfil

Mundo

Jornalistas proibidos de acompanhar tomada de posse de membros do Governo timorense

O gabinete de imprensa da Presidência da República timorense impediu hoje os jornalistas de acompanhar a tomada de posse dos novos membros do executivo timorense, alegando falta de espaço na sala onde decorria a cerimónia.

© Hugo Correia / Reuters

Essa proibição, sem qualquer aviso prévio, impediu os jornalistas de recolher imagens ou som da cerimónia de tomada de posse, com os jornalistas obrigados a ficar no exterior, sem acesso a qualquer vídeo do interior e sem acesso a áudio do discurso do Presidente da República, Taur Matan Ruak.

Questionado pela Lusa, um dos responsáveis do gabinete da Presidência disse que a decisão se devia à "falta de espaço" na sala, argumento pouco válido como era evidente pelas muitas zonas vazias do salão nobre, onde os convidados acompanharam de pé a tomada de posse.

"Depois nós é que distribuímos fotos", disse Paizinho Tilman.

Os jornalistas conseguiram apenas ouvir os hinos e os juramentos dos novos membros do Governo mas não o discurso do chefe de Estado.

Recorde-se que hoje concretizou-se a primeira remodelação no executivo, necessária depois da morte no início do junho de Fernando La Sama de Araújo, ministro de Estado e Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação.

António da Conceição, que era até hoje ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, tomará posse como ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação.

Constâncio da Conceição Pinto foi promovido de vice-ministro para ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, tendo tomado posse como vice-ministro Filipus Nino Pereira.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.