sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos em ataque suicida perto do aeroporto de Cabul

Pelo menos quatro pessoas morreram hoje num atentado suicida que ocorreu próximo da entrada do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, a uma hora de forte afluência, de acordo com as autoridades locais.

JAWAD JALALI

"A explosão ocorreu na primeira barreira que leva ao aeroporto", disse Sayed Agha Rouhani Gul, vice-chefe da polícia de Cabul.

Um fotógrafo da agência de notícias francesa France Press( AFP) que visitou o local viu uma coluna de fumo a subir do local da explosão e várias ambulâncias.

Um condutor suicida detonou os explosivos que transportava no seu automóvel numa barreira de controlo de segurança, a um quilómetro do acesso do Aeroporto Internacional de Cabul, tratando-se do quarto atentado na capital afegã nos últimos dias, avançou à agência de notícias espanhola, o chefe do Departamento de Emergencias do Ministerio de Interior afegão, Homayoon Aini.

A explosão ocorreu no início da tarde, pelas 12:40 locais (cerca das 09:10 em Lisboa) na estrada do aeroporto muitas vezes congestionada, cujo acesso é filtrado por várias barreiras, através da qual os passageiros devem passar para chegar aos terminais.

Já o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahidullah Mayar, afirmou que no ataque morreram quatro pessoas e 15 ficaram feridas, todas elas civis.

Trata-se do quarto ataque em Cabul e o quinto no país desde a passada quinta-feira, uma série que fez 400 vítimas entre mortos e feridos, naqueles que são já considerados os dias mais sangrentos desde a morte do fundador do grupo, o 'mullah' Omar, e a nomeação do novo chefe dos insurgentes, Ajtar Mansur, num contexto de divergências internas sobre a sucessão.

Os civis são as principais vítimas do conflito no Afeganistão. De acordo com a missão da ONU no país (UNAMA), 1.592 civis foram mortos e 3.329 feridos durante os primeiros seis meses do ano em violência.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas os insurgentes estão por de trás de uma série de atentados que atingiram Cabul na semana passada, que levaram à morte de 51 pessoas.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16