sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos em ataque suicida perto do aeroporto de Cabul

Pelo menos quatro pessoas morreram hoje num atentado suicida que ocorreu próximo da entrada do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, a uma hora de forte afluência, de acordo com as autoridades locais.

JAWAD JALALI

"A explosão ocorreu na primeira barreira que leva ao aeroporto", disse Sayed Agha Rouhani Gul, vice-chefe da polícia de Cabul.

Um fotógrafo da agência de notícias francesa France Press( AFP) que visitou o local viu uma coluna de fumo a subir do local da explosão e várias ambulâncias.

Um condutor suicida detonou os explosivos que transportava no seu automóvel numa barreira de controlo de segurança, a um quilómetro do acesso do Aeroporto Internacional de Cabul, tratando-se do quarto atentado na capital afegã nos últimos dias, avançou à agência de notícias espanhola, o chefe do Departamento de Emergencias do Ministerio de Interior afegão, Homayoon Aini.

A explosão ocorreu no início da tarde, pelas 12:40 locais (cerca das 09:10 em Lisboa) na estrada do aeroporto muitas vezes congestionada, cujo acesso é filtrado por várias barreiras, através da qual os passageiros devem passar para chegar aos terminais.

Já o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahidullah Mayar, afirmou que no ataque morreram quatro pessoas e 15 ficaram feridas, todas elas civis.

Trata-se do quarto ataque em Cabul e o quinto no país desde a passada quinta-feira, uma série que fez 400 vítimas entre mortos e feridos, naqueles que são já considerados os dias mais sangrentos desde a morte do fundador do grupo, o 'mullah' Omar, e a nomeação do novo chefe dos insurgentes, Ajtar Mansur, num contexto de divergências internas sobre a sucessão.

Os civis são as principais vítimas do conflito no Afeganistão. De acordo com a missão da ONU no país (UNAMA), 1.592 civis foram mortos e 3.329 feridos durante os primeiros seis meses do ano em violência.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas os insurgentes estão por de trás de uma série de atentados que atingiram Cabul na semana passada, que levaram à morte de 51 pessoas.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.