sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sueca deteve duas pessoas após ataque em loja do IKEA

A polícia sueca deteve hoje dois suspeitos, um deles com ferimento graves, depois de um ataque numa loja do IKEA no centro da Suécia, que provocou a morte a duas pessoas.

© Scanpix Sweden / Reuters

Horas depois do ataque, a polícia de Vasteras, local onde foi cometido o duplo assassínio, ainda eram desconhecidas as motivações do ataque.

"Dois homens foram detidos por suspeita de assassínio. Um deles nasceu em 1992 e foi preso no local e o outro, que ficou ferido, nasceu em 1979", disse o chefe da polícia de Vasteras, Per Agren, acrescentando que o suspeito ferido foi levado para o hospital.

Segundo a polícia, as autoridades receberam a chamada de alerta do IKEA cerca das 13:00 (12:00 em Lisboa).

"No local foram encontrados um homem e uma mulher esfaqueados, que acabaram por morrer em consequência dos ferimentos, e uma outra pessoa que ficou gravemente ferida", referiu a polícia.

A polícia continua no local e terá já encontrado as armas do crime, mas não especificou quais.

Um vídeo feito usando um telemóvel, que está a ser transmitido pela imprensa sueca, mostra a polícia a deter um homem numa paragem de autocarros.

Segundo o diretor da loja, Mattias Johansson, o duplo homicídio ocorreu na zona dos acessórios de cozinha e a polícia suspeita que as vítimas foram escolhidas ao acaso.

A porta-voz do IKEA, Martina Smedberg, disse que o grupo, especialmente aquela loja, não recebeu qualquer ameaça.

A loja foi evacuada e cercada pela polícia e vai permanecer encerrada até nova ordem, acrescentou.

A presença da polícia junto de outras lojas, na mesma zona, foi reforçada.

Vasteras é uma cidade industrial, a 100 quilómetros de Estocolmo, com cerca de 110 mil habitantes e a quinta maior da Suécia.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.