sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro reator ativo amanhã após dois anos sem energia nuclear no Japão

Depois de dois anos sem energia nuclear no Japão, vai ser reativado, amanhã, o primeiro reator. As centrais nucleares japonesas foram encerradas em setembro de 2013.

O acidente nuclear provocado pelo tsunami de 11 de março de 2011 em Fukushima levou ao encerramento de 43 reatores. Desde então, o Japão estabeleceu critérios de segurança mais apertados.


O reator número 1 de Sendai é ativado amanhã e deverá começar a gerar energia elétrica na sexta-feira, dia 14. É o primeiro a cumprir as novas regras de segurança. Em outubro está prevista a reativação de uma segunda unidade. O processo tem tido a supervisão da autoridade reguladora nuclear.


Ainda assim, mais de metade da população está contra a energia nuclear por ter receio de um novo acidente.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.