sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro reator ativo amanhã após dois anos sem energia nuclear no Japão

Depois de dois anos sem energia nuclear no Japão, vai ser reativado, amanhã, o primeiro reator. As centrais nucleares japonesas foram encerradas em setembro de 2013.

O acidente nuclear provocado pelo tsunami de 11 de março de 2011 em Fukushima levou ao encerramento de 43 reatores. Desde então, o Japão estabeleceu critérios de segurança mais apertados.


O reator número 1 de Sendai é ativado amanhã e deverá começar a gerar energia elétrica na sexta-feira, dia 14. É o primeiro a cumprir as novas regras de segurança. Em outubro está prevista a reativação de uma segunda unidade. O processo tem tido a supervisão da autoridade reguladora nuclear.


Ainda assim, mais de metade da população está contra a energia nuclear por ter receio de um novo acidente.

  • Hoje é notícia

    País

    A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27