sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6,9 abala Ilhas Salomão no Pacífico Sul

Um sismo de magnitude 6,9 na escala aberta de Richter abalou hoje as águas no sudoeste das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre eventuais danos ou emitido alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica a nível mundial, situou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade sob o leito marinho, a 186 quilómetros a sudoeste de Dadali, e a 214 quilómetros a oeste de Honiara, a capital do arquipélago.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico indicou em comunicado que, de acordo com os dados disponíveis, não se espera que este sismo cause um tsunami.

As Ilhas Salomão assetam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica abalada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabina e 170 pilotos.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36
  • Funcionários dos EUA na Coreia do Norte para preparar cimeira
    2:19