sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6,9 abala Ilhas Salomão no Pacífico Sul

Um sismo de magnitude 6,9 na escala aberta de Richter abalou hoje as águas no sudoeste das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre eventuais danos ou emitido alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica a nível mundial, situou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade sob o leito marinho, a 186 quilómetros a sudoeste de Dadali, e a 214 quilómetros a oeste de Honiara, a capital do arquipélago.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico indicou em comunicado que, de acordo com os dados disponíveis, não se espera que este sismo cause um tsunami.

As Ilhas Salomão assetam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica abalada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.