sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6,9 abala Ilhas Salomão no Pacífico Sul

Um sismo de magnitude 6,9 na escala aberta de Richter abalou hoje as águas no sudoeste das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre eventuais danos ou emitido alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica a nível mundial, situou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade sob o leito marinho, a 186 quilómetros a sudoeste de Dadali, e a 214 quilómetros a oeste de Honiara, a capital do arquipélago.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico indicou em comunicado que, de acordo com os dados disponíveis, não se espera que este sismo cause um tsunami.

As Ilhas Salomão assetam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica abalada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.