sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de ómega 3 pode reduzir risco de desenvolvimento de esquizofrenia

O consumo de ácidos gordos ómega 3 pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia, nomeadamente entre jovens propensos a ter sintomas psicóticos, segundo um estudo hoje publicado na revista científica Nature Communications.

Para chegar a esta conclusão, investigadores australianos e austríacos deram suplementos alimentares à base de ómega 3 durante 12 semanas a um grupo de 41 pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, consideradas como muito expostas ao risco de desenvolver psicoses.

Em simultâneo, os investigadores constituíram um segundo grupo também com cerca de 40 jovens, com as mesmas idades e com os mesmos níveis de risco, que receberam apenas um placebo (substâncias sem ação biológica).

Os especialistas concluíram que apenas 10% dos jovens do primeiro grupo desenvolveram esquizofrenia ao longo dos sete anos seguintes, contra 40% do segundo grupo.

De acordo com o estudo, o grupo que recebeu apenas placebo desenvolveu globalmente mais cedo os sintomas de esquizofrenia. Os jovens do segundo grupo também desenvolveram outras doenças mentais durante o período do estudo.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que se manifesta através de uma perda de contacto com a realidade e que geralmente surge na adolescência ou no início da idade adulta.

Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso e da retina, mas também apresentam efeitos benéficos ao nível do coração e da saúde mental.

São encontrados em grande quantidade em peixes gordos, como é o caso do salmão e da sardinha, ou em frutos secos como as nozes.

Lusa

  • À procura da origem da esquizofrenia
    2:04

    País

    Investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra lideraram um estudo internacional que abre novas portas para se saber a origem da esquizofrenia. O trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos indicia que ao contrário do que se pensava a patologia pode não estar associada aos neurónios. O próximo passo será conseguir o financiamento necessário para testar a teoria analisando doentes com esquizofrenia e com isso eventualmente levar ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

  • "É fundamental investir na investigação da esquizofrenia"

    País

    O psiquiatra Tiago Reis Marques foi distinguido com o prémio de "Melhor Jovem Investigador",  no 15 º Congresso Internacional de Investigação da Esquizofrenia, que decorreu, este fim de semana,  nos Estados Unidos. É a primeira vez que um português vence este galardão. 

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.