sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de ómega 3 pode reduzir risco de desenvolvimento de esquizofrenia

O consumo de ácidos gordos ómega 3 pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia, nomeadamente entre jovens propensos a ter sintomas psicóticos, segundo um estudo hoje publicado na revista científica Nature Communications.

Para chegar a esta conclusão, investigadores australianos e austríacos deram suplementos alimentares à base de ómega 3 durante 12 semanas a um grupo de 41 pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, consideradas como muito expostas ao risco de desenvolver psicoses.

Em simultâneo, os investigadores constituíram um segundo grupo também com cerca de 40 jovens, com as mesmas idades e com os mesmos níveis de risco, que receberam apenas um placebo (substâncias sem ação biológica).

Os especialistas concluíram que apenas 10% dos jovens do primeiro grupo desenvolveram esquizofrenia ao longo dos sete anos seguintes, contra 40% do segundo grupo.

De acordo com o estudo, o grupo que recebeu apenas placebo desenvolveu globalmente mais cedo os sintomas de esquizofrenia. Os jovens do segundo grupo também desenvolveram outras doenças mentais durante o período do estudo.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que se manifesta através de uma perda de contacto com a realidade e que geralmente surge na adolescência ou no início da idade adulta.

Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso e da retina, mas também apresentam efeitos benéficos ao nível do coração e da saúde mental.

São encontrados em grande quantidade em peixes gordos, como é o caso do salmão e da sardinha, ou em frutos secos como as nozes.

Lusa

  • À procura da origem da esquizofrenia
    2:04

    País

    Investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra lideraram um estudo internacional que abre novas portas para se saber a origem da esquizofrenia. O trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos indicia que ao contrário do que se pensava a patologia pode não estar associada aos neurónios. O próximo passo será conseguir o financiamento necessário para testar a teoria analisando doentes com esquizofrenia e com isso eventualmente levar ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

  • "É fundamental investir na investigação da esquizofrenia"

    País

    O psiquiatra Tiago Reis Marques foi distinguido com o prémio de "Melhor Jovem Investigador",  no 15 º Congresso Internacional de Investigação da Esquizofrenia, que decorreu, este fim de semana,  nos Estados Unidos. É a primeira vez que um português vence este galardão. 

  • Marcar cedo e resistir (ou como Portugal venceu Marrocos)

    Mundial 2018 / Portugal

    A seleção nacional alcançou hoje a primeira vitória no Mundial 2018, frente a Marrocos, em Moscovo. Cristiano Ronaldo (outra vez) marcou logo aos quatro minutos. Depois, Portugal pouco mais fez senão aguentar as investidas dos marroquinos, que ficam desde já afastados dos oitavos de final.

  • Fernando Santos dá um puxão de orelhas à equipa
    1:57
  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • Ronaldo, o motivador
    3:23
  • Os "memes" do desempenho de Cristiano Ronaldo frente a Marrocos
    1:25
  • Cristiano Ronaldo: o melhor do jogo, o melhor do Mundial, o melhor do mundo

    Mundial 2018 / Portugal

    Apesar da prestação de Rui Patrício na defesa da baliza lusa, Cristiano Ronaldo foi eleito o homem do jogo, pela segunda vez consecutiva, depois de marcar o golo que deu a vitória a Portugal frente a Marrocos. O capitão português ofereceu à equipa os três pontos essenciais para a eventual passagem aos oitavos de final. Mas Ronaldo não fica por aqui. Contas feitas, CR7 é o melhor marcador do Mundial (4 golos em 2 jogos) e já marcou 85 golos por Portugal, feito nunca antes alcançado nem por Eusébio nem por Pauleta. No auge dos 33 anos, há quem diga que Ronaldo "é como o vinho do Porto". Será que ainda vai chegar à marca dos 100? Parece que, para o CR7, nada é impossível.

  • Parecia que Rui Patrício tinha cola nas luvas
    5:40
  • Os momentos descontraídos dos jogadores que estão no Mundial
    1:54
  • Selecionador de Marrocos queixa-se da arbitragem
    1:41
  • Georgina Rodriguez assistiu ao jogo de Portugal e acenou a Ronaldo
    1:05
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49