sicnot

Perfil

Mundo

Explosão no nordeste da Nigéria faz pelo menos 47 mortos e 50 feridos

Uma explosão hoje registada num mercado no nordeste da Nigéria, região frequentemente atingida por ataques do grupo extremista Boko Haram, fez pelo menos 47 mortos e cerca de 50 feridos, segundo testemunhas locais.

© Stringer . / Reuters

A explosão ocorreu no mercado semanal da vila de Sabon Gari, localizada a cerca de 135 quilómetros a sul de Maiduguri, capital do Estado de Borno, num período de grande afluência de pessoas, indicaram as mesmas fontes citadas pela agência francesa AFP.

"Recebemos 47 corpos e pelo menos 50 pessoas com ferimentos que foram transportadas do mercado de Sabon Gari, onde ocorreu uma explosão hoje ao início da tarde", informou um enfermeiro do hospital geral de Biu, localizado a cerca de 50 quilómetros da zona da explosão.

O enfermeiro explicou que a maioria dos feridos é "grave", antevendo um possível aumento de vítimas.

"A explosão foi registada no interior do mercado, na secção de venda de telemóveis", disse Yuram Bura, elemento de um grupo aliado do exército nigeriano na luta contra os extremistas do Boko Haram.

O engenho explosivo "foi escondido num saco utilizado para espalhar herbicidas. Foi colocado no mercado e aparentemente abandonado (...) Não há dúvida de que é uma obra do Boko Haram", afirmou Yuram Bura.

O grupo fundamentalista Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria e está ativo no país desde 2009.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.