sicnot

Perfil

Mundo

Explosão no nordeste da Nigéria faz pelo menos 47 mortos e 50 feridos

Uma explosão hoje registada num mercado no nordeste da Nigéria, região frequentemente atingida por ataques do grupo extremista Boko Haram, fez pelo menos 47 mortos e cerca de 50 feridos, segundo testemunhas locais.

© Stringer . / Reuters

A explosão ocorreu no mercado semanal da vila de Sabon Gari, localizada a cerca de 135 quilómetros a sul de Maiduguri, capital do Estado de Borno, num período de grande afluência de pessoas, indicaram as mesmas fontes citadas pela agência francesa AFP.

"Recebemos 47 corpos e pelo menos 50 pessoas com ferimentos que foram transportadas do mercado de Sabon Gari, onde ocorreu uma explosão hoje ao início da tarde", informou um enfermeiro do hospital geral de Biu, localizado a cerca de 50 quilómetros da zona da explosão.

O enfermeiro explicou que a maioria dos feridos é "grave", antevendo um possível aumento de vítimas.

"A explosão foi registada no interior do mercado, na secção de venda de telemóveis", disse Yuram Bura, elemento de um grupo aliado do exército nigeriano na luta contra os extremistas do Boko Haram.

O engenho explosivo "foi escondido num saco utilizado para espalhar herbicidas. Foi colocado no mercado e aparentemente abandonado (...) Não há dúvida de que é uma obra do Boko Haram", afirmou Yuram Bura.

O grupo fundamentalista Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria e está ativo no país desde 2009.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.