sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 10.000 pessoas retiradas de localidade devido a fuga de amoníaco na China

Mais de 10.000 pessoas foram retiradas de uma localidade no sudoeste da China devido a uma fuga de amoníaco de uma fábrica de fertilizantes, escreve hoje o jornal West China City Daily.

Mark Schiefelbein

O incidente ocorreu na noite de segunda-feira no distrito de Dingshui, da cidade de Nanchong, por volta das 22:30 locais (15:30 em Lisboa), na sequência de uma fuga do gás na empresa Chuanlong Chemical, segundo o diário.

Segundo as autoridades locais, os residentes foram avisados imediatamente, o que fez com que muitos abandonassem a zona a pé, de moto e de carro, provocando grandes engarrafamentos nas estradas das imediações.

A fuga de amoníaco foi controlada esta manhã, embora o ar mantenha um forte odor.

O amoníaco é um gás incolor altamente tóxico que, inalado durante um período de tempo prolongado, pode queimar a garganta e os pulmões.

Enquanto são investigadas as causas do incidente, alguns moradores queixaram-se de que a fábrica não deveria ter sido construída numa zona tão povoada, refere o West China City Daily.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.