sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor no Japão faz 32 mortos numa semana

Uma onda de calor causou 32 mortos no Japão na semana passada, o valor mais elevado este verão, e levou mais de 11.000 pessoas às urgências devido às altas temperaturas, informou hoje o governo nipónico.

© Issei Kato / Reuters

Segundo um relatório publicado pela Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, entre 03 e 09 de agosto, um total de 11.219 cidadãos japoneses foi enviado para centros médicos devido a insolação ou desidratação, dos quais 32 morreram antes de chegarem a ser hospitalizados.

Esta é a segunda semana consecutiva em que o número de pessoas com sintomas relacionados com as temperaturas elevadas ultrapassa a barreira dos 10.000, e a quarta vez que excede esse número -- tinha-o ultrapassado em duas ocasiões em 2013 -- desde que foi iniciada a recolha destes dados em 2008.

Do total, 331 indivíduos necessitaram de internamento por mais de três semanas, enquanto 3.861 necessitaram de hospitalização por menos tempo, refere o documento.

Aproximadamente metade dos casos corresponde a pessoas com mais de 65 anos.

A forte onda de calor que continua a afetar o país asiático deixou na semana passada temperaturas superiores a 35 graus e um nível de humidade de mais de 65% em Tóquio e noutras zonas do país.

A área metropolitana da capital nipónica foi a que registou um maior número de emergências devido ao calor, com 971 casos, seguida da prefeitura de Osaka, com 911, e a de Aichi, com 749, ambas no centro do Japão.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.