sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor no Japão faz 32 mortos numa semana

Uma onda de calor causou 32 mortos no Japão na semana passada, o valor mais elevado este verão, e levou mais de 11.000 pessoas às urgências devido às altas temperaturas, informou hoje o governo nipónico.

© Issei Kato / Reuters

Segundo um relatório publicado pela Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, entre 03 e 09 de agosto, um total de 11.219 cidadãos japoneses foi enviado para centros médicos devido a insolação ou desidratação, dos quais 32 morreram antes de chegarem a ser hospitalizados.

Esta é a segunda semana consecutiva em que o número de pessoas com sintomas relacionados com as temperaturas elevadas ultrapassa a barreira dos 10.000, e a quarta vez que excede esse número -- tinha-o ultrapassado em duas ocasiões em 2013 -- desde que foi iniciada a recolha destes dados em 2008.

Do total, 331 indivíduos necessitaram de internamento por mais de três semanas, enquanto 3.861 necessitaram de hospitalização por menos tempo, refere o documento.

Aproximadamente metade dos casos corresponde a pessoas com mais de 65 anos.

A forte onda de calor que continua a afetar o país asiático deixou na semana passada temperaturas superiores a 35 graus e um nível de humidade de mais de 65% em Tóquio e noutras zonas do país.

A área metropolitana da capital nipónica foi a que registou um maior número de emergências devido ao calor, com 971 casos, seguida da prefeitura de Osaka, com 911, e a de Aichi, com 749, ambas no centro do Japão.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.