sicnot

Perfil

Mundo

Restos de canábis e coca encontrados em cachimbos no jardim da casa de Shakespeare

Um grupo de cientistas sul-africanos detetou restos de canábis e coca em cachimbos encontrados no jardim da casa onde viveu o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), indica um estudo publicado hoje no South African Journal of Science.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Francis Thackeray e o seu grupo de investigação da universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, analisaram, recorrendo às técnicas da espetrometria de massa e cromatografia de gases, 24 cachimbos, descobrindo em oito deles restos de canábis e restos de folhas de coca em outros dois.

De acordo com Thackeray, citado pelo jornal The Independent, no século XVII eram consumidos no Reino Unido diversos tipos de tabaco, incluindo folhas de coca contendo nicotina.

William Shakespeare "poderá ter conhecido os efeitos nocivos da cocaína e, possivelmente, preferia a canábis devido às suas propriedades estimuladoras da mente", considerou o responsável da investigação.

Lusa

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC