sicnot

Perfil

Mundo

Restos de canábis e coca encontrados em cachimbos no jardim da casa de Shakespeare

Um grupo de cientistas sul-africanos detetou restos de canábis e coca em cachimbos encontrados no jardim da casa onde viveu o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), indica um estudo publicado hoje no South African Journal of Science.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Francis Thackeray e o seu grupo de investigação da universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, analisaram, recorrendo às técnicas da espetrometria de massa e cromatografia de gases, 24 cachimbos, descobrindo em oito deles restos de canábis e restos de folhas de coca em outros dois.

De acordo com Thackeray, citado pelo jornal The Independent, no século XVII eram consumidos no Reino Unido diversos tipos de tabaco, incluindo folhas de coca contendo nicotina.

William Shakespeare "poderá ter conhecido os efeitos nocivos da cocaína e, possivelmente, preferia a canábis devido às suas propriedades estimuladoras da mente", considerou o responsável da investigação.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.