sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre polícia turca e manifestantes curdos após funeral de responsável do PKK

A polícia turca e militantes curdos envolveram-se hoje em confrontos após o funeral de um responsável do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), morto na véspera em combates com o exército, referiu a imprensa.

© Osman Orsal / Reuters

O rebelde curdo, Baris Tekce, que se juntou à rebelião em 2010 e era conhecido sob o nome de guerra 'Andok', foi morto na terça-feira durante confrontos com militares na região de Hakkari (sudeste da Turquia), segundo um comunicado do PKK divulgado hoje, e que confirmou as informações da imprensa.

Considerado uma figura importante do PKK, foi atingido por disparos provenientes de um helicóptero durante uma operação nesta região fronteiriça com o Irão e o Iraque, precisou o comunicado do grupo rebelde.

Os confrontos, que prosseguiam no final da tarde, eclodiram na povoação de Hakkari após o enterro, acompanhado por centenas de pessoas, muitas agitando a bandeira curda, com as cores vermelha, amarela e verde.

A polícia disparou para o ar e utilizou canhões de água para responder ao arremesso de pedras por parte da população curda, referiu a agência noticiosa Dogan.

A Turquia, que em 24 de julho desencadeou a operação "guerra contra o terrorismo", conduz operações militares contra os rebeldes curdos e os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI).

No entanto, os ataques aéreos têm sobretudo atingido as bases recuadas do PKK no Iraque, implicando o fim do cessar-fogo em vigor desde 2012. No terreno, decorrem confrontos ininterruptos desde há três semanas entre as forças de Ancara e os rebeldes curdos.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.