sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre polícia turca e manifestantes curdos após funeral de responsável do PKK

A polícia turca e militantes curdos envolveram-se hoje em confrontos após o funeral de um responsável do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), morto na véspera em combates com o exército, referiu a imprensa.

© Osman Orsal / Reuters

O rebelde curdo, Baris Tekce, que se juntou à rebelião em 2010 e era conhecido sob o nome de guerra 'Andok', foi morto na terça-feira durante confrontos com militares na região de Hakkari (sudeste da Turquia), segundo um comunicado do PKK divulgado hoje, e que confirmou as informações da imprensa.

Considerado uma figura importante do PKK, foi atingido por disparos provenientes de um helicóptero durante uma operação nesta região fronteiriça com o Irão e o Iraque, precisou o comunicado do grupo rebelde.

Os confrontos, que prosseguiam no final da tarde, eclodiram na povoação de Hakkari após o enterro, acompanhado por centenas de pessoas, muitas agitando a bandeira curda, com as cores vermelha, amarela e verde.

A polícia disparou para o ar e utilizou canhões de água para responder ao arremesso de pedras por parte da população curda, referiu a agência noticiosa Dogan.

A Turquia, que em 24 de julho desencadeou a operação "guerra contra o terrorismo", conduz operações militares contra os rebeldes curdos e os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI).

No entanto, os ataques aéreos têm sobretudo atingido as bases recuadas do PKK no Iraque, implicando o fim do cessar-fogo em vigor desde 2012. No terreno, decorrem confrontos ininterruptos desde há três semanas entre as forças de Ancara e os rebeldes curdos.

Lusa

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Várias casas evacuadas devido a chuvas fortes na Alemanha
    0:54
  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.