sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre polícia turca e manifestantes curdos após funeral de responsável do PKK

A polícia turca e militantes curdos envolveram-se hoje em confrontos após o funeral de um responsável do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), morto na véspera em combates com o exército, referiu a imprensa.

© Osman Orsal / Reuters

O rebelde curdo, Baris Tekce, que se juntou à rebelião em 2010 e era conhecido sob o nome de guerra 'Andok', foi morto na terça-feira durante confrontos com militares na região de Hakkari (sudeste da Turquia), segundo um comunicado do PKK divulgado hoje, e que confirmou as informações da imprensa.

Considerado uma figura importante do PKK, foi atingido por disparos provenientes de um helicóptero durante uma operação nesta região fronteiriça com o Irão e o Iraque, precisou o comunicado do grupo rebelde.

Os confrontos, que prosseguiam no final da tarde, eclodiram na povoação de Hakkari após o enterro, acompanhado por centenas de pessoas, muitas agitando a bandeira curda, com as cores vermelha, amarela e verde.

A polícia disparou para o ar e utilizou canhões de água para responder ao arremesso de pedras por parte da população curda, referiu a agência noticiosa Dogan.

A Turquia, que em 24 de julho desencadeou a operação "guerra contra o terrorismo", conduz operações militares contra os rebeldes curdos e os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI).

No entanto, os ataques aéreos têm sobretudo atingido as bases recuadas do PKK no Iraque, implicando o fim do cessar-fogo em vigor desde 2012. No terreno, decorrem confrontos ininterruptos desde há três semanas entre as forças de Ancara e os rebeldes curdos.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.