sicnot

Perfil

Mundo

Homem imola-se pelo fogo no exterior da embaixada do Japão em Seul

Homem imola-se pelo fogo no exterior da embaixada do Japão em Seul

Um homem imolou-se pelo fogo hoje no exterior da embaixada japonesa em Seul, durante um protesto para exigir um pedido de desculpas de Tóquio pelas mulheres sul-coreanas forçadas a prestar serviços sexuais durante a II Guerra Mundial.

Testemunhas no local disseram que outros manifestantes e equipas de emergência tentaram apagar as chamas e que o homem foi retirado do local numa maca.

O seu estado de saúde não foi revelado.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap identidicou o homem com um sul-coreano de 81 anos.

Cerca de mil manifestantes concentraram-se no exterior da embaixada em antecipação ao 70.º aniversário, no sábado, do fim do domínio colonial do Japão (1940-1945) sobre a península coreana.

A Coreia do Sul diz que o Japão não fez ainda o suficiente para se redimir pelo recrutamento forçado de mulheres sul-coreanas para trabalharem em bordéis dos militares japoneses, conhecidas por "mulheres de conforto".

O Japão insiste que o assunto ficou arrumado no acordo bilateral de 1965, que restaurou as relações diplomáticas entre as duas nações, e no âmbito do qual Tóquio pagou 800 milhões de dólares em subsídios ou empréstimos para a sua antiga colónia.

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.