sicnot

Perfil

Mundo

Estado norte-americano do Connecticut considera pena de morte inconstitucional

O Supremo Tribunal do Connecticut considerou hoje inconstitucional a aplicação da pena de morte naquele Estado norte-americano, salvando 11 presos que aguardavam a ordem de execução no corredor da morte.

AP

O Estado do Connecticut (nordeste dos Estados Unidos) aboliu a pena de morte em 2012, mas na altura a medida, só aplicável para crimes futuros, deixou de fora os condenados que já estavam no corredor da morte.

A deliberação de 92 páginas do Supremo Tribunal surge em resposta a um apelo de um condenado por homicídio: Eduardo Santiago, condenado à morte por injeção letal em 2005.

A pena de morte no Estado do Connecticut "já não comporta os padrões contemporâneos de decência e já não está ao serviço de qualquer propósito penológico (estudo das penalidades criminais ou das medidas de prevenção criminal) legítimo", referiu a instância judicial.

"Por essas razões, a execução destes infratores que cometeram crimes capitais antes de 25 de abril de 2012, violaria a proibição constitucional do Estado contra uma punição cruel e incomum", concluiu o texto.

Lusa

  • EUA manifestam preocupação pela condenação à morte de Mohamed Morsi
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos manifestaram esta terça-feira uma grande preocupação com a sentença de condenação à morte do ex-Presidente do Egito. Mohamed Morsi viu a justiça egípcia confirmar a pena, num processo que envolve uma centena de militantes da Irmandade Muçulmana. A sentença foi ditada a 16 de maio e, na altura, bastante criticada. O julgamento diz respeito à rebelião que determinaria o fim do regime e que viria a conduzir à eleição de Morsi.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.