sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Rosetta atinge novo marco com passagem de cometa junto ao Sol

A sonda Rosetta, que estuda a origem e a evolução do sistema solar, atingiu esta quinta-feira um novo marco, após o cometa 67P/Tchourioumov-Guérassimenko passar pelo ponto da sua órbita mais próximo do sol.

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

© NASA NASA / Reuters

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra.

Segundo a Agência Espacial Europeia, os cometas são "cápsulas do tempo", que têm matéria da época em que se formaram o Sol e os planetas e estudar aquela matéria vai permitir decifrar a evolução do sistema solar.

O cometa, que é feito de gelo, minerais e partículas orgânicas, passou a 186 milhões de quilómetros do Sol e 264 milhões de quilómetros da Terra.

A sonda europeia Rosetta assistiu à passagem a uma distância de 330 quilómetros com todos os instrumentos ativos para tirar fotografias, recolher grãos de poeira e sentir o cheiro do gás.

A Rosetta é a primeira sonda da história a encontrar-se com um cometa, a acompanhar a sua órbitra em redor do sol e a posar um módulo na sua superfície.

A sonda iniciou a sua viagem a 2 de março de 2004. Após uma viagem de 6.400 milhões de quilómetros por todo o sistema solar, viu o cometa em agosto de 2014 e no último ano tem analisado o seu interior, superfície, poeira e gás.

A Associação Americana para o Avanço da Ciência público em julho que algumas das matérias encontradas na poeira do cometa são considerados percursores da vida.

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28