sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Rosetta atinge novo marco com passagem de cometa junto ao Sol

A sonda Rosetta, que estuda a origem e a evolução do sistema solar, atingiu esta quinta-feira um novo marco, após o cometa 67P/Tchourioumov-Guérassimenko passar pelo ponto da sua órbita mais próximo do sol.

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

© NASA NASA / Reuters

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra.

Segundo a Agência Espacial Europeia, os cometas são "cápsulas do tempo", que têm matéria da época em que se formaram o Sol e os planetas e estudar aquela matéria vai permitir decifrar a evolução do sistema solar.

O cometa, que é feito de gelo, minerais e partículas orgânicas, passou a 186 milhões de quilómetros do Sol e 264 milhões de quilómetros da Terra.

A sonda europeia Rosetta assistiu à passagem a uma distância de 330 quilómetros com todos os instrumentos ativos para tirar fotografias, recolher grãos de poeira e sentir o cheiro do gás.

A Rosetta é a primeira sonda da história a encontrar-se com um cometa, a acompanhar a sua órbitra em redor do sol e a posar um módulo na sua superfície.

A sonda iniciou a sua viagem a 2 de março de 2004. Após uma viagem de 6.400 milhões de quilómetros por todo o sistema solar, viu o cometa em agosto de 2014 e no último ano tem analisado o seu interior, superfície, poeira e gás.

A Associação Americana para o Avanço da Ciência público em julho que algumas das matérias encontradas na poeira do cometa são considerados percursores da vida.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC