Chefes da diplomacia norte-americana e cubana reúnem-se em Havana em dia histórico
14.08.2015 19h03
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o seu homólogo cubano, Bruno Rodriguez, reuniram-se hoje após a cerimónia histórica de reabertura da embaixada dos Estados Unidos em Havana, depois de mais de cinco décadas de corte de relações.

© POOL New / Reuters
Depois do encontro, o terceiro desde o passado dia 20 de julho (dia que marca o restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre Washington e Havana), Kerry e Rodriguez têm prevista uma conferência de imprensa conjunta.
Ainda antes do encontro com Rodriguez, John Kerry reuniu-se com o cardeal cubano e arcebispo de Havana, Jaime Ortega, segundo fontes diplomáticas norte-americanas.
O encontro durou cerca de 10 minutos e teve lugar na própria representação diplomática norte-americana.
O cardeal, o máximo representante da hierarquia católica em Cuba, foi um dos muitos convidados que assistiram à cerimónia histórica da reabertura oficial da embaixada dos Estados Unidos e ao hastear da bandeira norte-americana, algo que não acontecia desde 1961.
Até ao momento, não foi revelado qualquer pormenor sobre o conteúdo da conversa entre o chefe da diplomacia norte-americana e o cardeal Jaime Ortega.
Kerry é o primeiro chefe da diplomacia norte-americana a visitar a ilha caribenha em 70 anos. O último secretário de Estado norte-americano a visitar Cuba tinha sido Edward Stettinius em 1945.
Ao mesmo tempo que decorria a cerimónia em Havana, várias pessoas envolveram-se em confrontos na cidade norte-americana de Miami, principal centro da comunidade cubana exilada nos Estados Unidos.
Cerca de uma dezena de pessoas concentraram-se hoje em frente ao conhecido café Versailles, no bairro Little Havana, local onde habitualmente se reúnem os exilados cubanos, para contestar a cerimónia em Havana.
Os confrontos começaram quando os manifestantes atacaram um homem que exibia alguns cartazes com mensagens a favor do regime liderado por Raul Castro. A polícia teve de intervir para apaziguar os ânimos.
Antes dos confrontos, membros da organização no exílio Vigilia Mambisa, responsável pela convocação do protesto, destruíram uma bandeira que assinalava o dia 26 de julho, data da primeira ação armada da revolução cubana em 1953.
A visita histórica de Kerry a Havana e a cerimónia na embaixada norte-americana acontecem oito meses depois do anúncio de que os dois países iam iniciar negociações para o restabelecimento de relações diplomáticas.
A 17 de dezembro de 2014, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, anunciaram em simultâneo uma aproximação histórica entre os dois países, que estão separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.
Este anúncio surgia após 18 meses de negociações secretas entre os Estados Unidos e Cuba, sob a égide do Vaticano e do Canadá.
Após vários meses de rondas negociais, os dois líderes anunciaram a 01 de julho deste ano o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país, medida que seria concretizada dias mais tarde, a 20 de julho.
Lusa
Relacionados
- 0:31
Momento histórico com hastear da bandeira da embaixa dos EUA em Cuba
O hastear da bandeira da embaixada dos Estados Unidos na capital cubana, Havana, representou, esta sexta-feira, um momento histórico. A cerimónia aconteceu foi presidida pelo chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry. O momento simbólico resulta do processo de aproximação iniciado no final do ano passado. Após vários meses de negociações, os dois países decidiram reatar as relações diplomáticas suspensas ha mais de 50 anos.
-
Chefe da diplomacia dos EUA faz hoje visita histórica a Cuba
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, desloca-se hoje a Cuba, tornando-se no primeiro chefe da diplomacia norte-americana a visitar a ilha caribenha em 70 anos, desde 1945.
Na Homepage
-
Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?
De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.
25.04.2018 às 8h23
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
As novas suspeitas sobre um alegado esquema do Benfica para controlar o futebol português estiveram em análise no "Tempo Extra". Rui Santos diz que há indícios de que o Benfica tentou influenciar os principais órgãos de decisão.
25.04.2018 às 1h30
- 0:38
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
-
É conhecida hoje a senteça do inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
25.04.2018 às 11h40
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 6:24
- 15:09
O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
João Pinto Coelho ganhou o prémio Leya com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". O romance parte de um episódio de um massacre de judeus levado a cabo por polacos. A Reportagem Especial acompanhou o autor para conhecer melhor a história desse 10 de julho de 1941.
24.04.2018 às 22h31
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17