sicnot

Perfil

Mundo

China quer "desculpas sinceras" do Japão pela Segunda Guerra Mundial

A China declarou hoje que pretender "desculpas sinceras" por parte da Japão pelas agressões cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas horas após um discurso do primeiro-ministro nipónico em que este reiterou os "sentimentos de remorsos profundos".

© Aly Song / Reuters

Numa referência aos atos cometidos pelo império japonês no decurso do conflito mundial, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, apelou durante um discurso comemorativo do 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial a que as gerações futuras sejam isentadas deste exercício de condolências e de desculpas oficiais.

Numa nota publicada na sua página da Internet, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês exigiu "desculpas sinceras" ao responsável nipónico, na primeira reação oficial de Pequim às declarações de Shinzo Abe.

Sem citar o chefe do Governo nipónico, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere ter tido conhecimento "da declaração do dirigente do Japão" e acrescenta que o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Zhang Yesui, exprimiu a "posição firme" de Pequim sobre este assunto ao embaixador do Japão na China, Masato Kitera.

O discurso de Abe foi analisado cuidadosamente, pelo facto de as recordações da invasão japonesa que começou da década de 1930, com situações particularmente sangrentas, e até à capitulação nipónica em 1945, constituem ainda um tema muito sensível para o povo chinês.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.