sicnot

Perfil

Mundo

Cinco luso-venezuelanos entre os canditados às eleições de dezembro na Venezuela

Cinco luso-venezuelanos figuram entre os 1.799 candidatos admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para as eleições parlamentares marcadas para 06 de dezembro deste ano.

Na Venezuela são frequentes as queixas dos cidadãos sobre a falta de segurança, situação que afeta tanto cidadãos nacionais como estrangeiros radicados no país. (Arquivo)

Na Venezuela são frequentes as queixas dos cidadãos sobre a falta de segurança, situação que afeta tanto cidadãos nacionais como estrangeiros radicados no país. (Arquivo)

© Tomas Bravo / Reuters

Em conferência de imprensa, a presidente da CNE, Tibisay Lucena, disse que do total de candidatos, 1.128 são homens e 671 são mulheres.

Tibisay Lucena disse ainda que algumas "organizações políticas não cumpriram com o estabelecido no regulamento sobre a paridade de género", tendo sido advertidos para a necessidade de fazerem as respetivas correções.

No que diz respeito à observação eleitoral, reivindicada pela oposição, Tibisay Lucena salientou que a Venezuela "não é um país tutelável" e alertou para o facto de existirem tentativas de desprestigiar o processo eleitoral venezuelano pelo que chamou de "turistas eleitorais" de outros países.

A presidente do CNE acrescentou, todavia, que o órgão mantém ativo "um programa de acompanhamento robusto", em que participam "acompanhantes" de Ásia, Europa e África, tendo convidado "académicos e parlamentares de reconhecimento internacional" para acompanhamento das distintas fases do processo eleitoral.

Os 1.799 candidatos vão disputar o voto dos 19,5 milhões de eleitores recenseados para a eleição dos 167 lugares que compõem o parlamento venezuelano, incluindo três representantes indígenas.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59