sicnot

Perfil

Mundo

Havana está disponível para discutir qualquer assunto com Washington

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodriguez, afirmou hoje em Havana que Cuba está disponível para discutir qualquer assunto com os Estados Unidos, incluindo a questão dos Direitos Humanos.

© Stringer . / Reuters

Rodriguez falava numa conferência de imprensa conjunta com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que hoje realiza uma visita histórica à ilha caribenha, a primeira de um chefe da diplomacia norte-americana desde 1945.

"Temos ideias diferentes de soberania, democracia e Direitos Humanos", afirmou o ministro cubano.

"Estamos prontos para discutir qualquer uma dessas questões, embora possamos nem sempre concordar", acrescentou.

Na mesma conferência de imprensa, John Kerry reiterou a ideia que o dia de hoje é "histórico" e um "momento memorável" para os dois antigos adversários da Guerra Fria.

Kerry assegurou igualmente que os governos norte-americano e cubano tomaram as medidas necessárias para assegurar que a relação diplomática recentemente restabelecida seja "madura" e marcada pela "determinação", a mesma que permitiu recuperar laços que foram quebrados há mais de cinco décadas.

"Não é só falar da relação, temos de tomar as medidas necessárias para que a relação amadureça", frisou.

Ainda em declarações aos jornalistas, John Kerry afirmou não conseguir imaginar a possibilidade do futuro Presidente dos Estados Unidos (que será eleito nas eleições presidenciais previstas para novembro de 2016) recuar com o processo de aproximação com Cuba.

"Não posso imaginar um Presidente (...) jogar tudo pela janela", referiu o chefe da diplomacia norte-americana, que hoje presidiu à cerimónia do hastear da bandeira da embaixada dos Estados Unidos na capital cubana, algo que não acontecia desde 1961.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.