sicnot

Perfil

Mundo

Levantado estado de emergência em Ferguson, Missouri

As autoridades de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri, levantaram hoje o estado de emergência decretado após incidentes de violência que marcaram o primeiro aniversário do assassínio de um jovem negro por um polícia branco.

© Rick Wilking / Reuters

A decisão de levantar o estado de emergência foi tomada depois de as últimas três noites terem sido de calma.

No domingo, um protesto pacífico denunciando a morte de Michael Brown, há um ano, degenerou em violência e pilhagens. Nessa noite, Tyrone Harris, de 18 anos, foi ferido a tiro pela polícia depois de alegadamente ter aberto fogo contra agentes.

A violência repetiu-se na segunda-feira à noite, com manifestantes a lançaram pedras e garrafas contra a polícia.

As noites seguintes foram calmas, sem incidentes e sem detenções, segundo a polícia.

"Os nossos agentes policiais restabeleceram a ordem e impediram novos atos de violência em Ferguson", afirmou hoje o chefe da polícia de St. Louis, Steve Stenger, num comunicado.

"Quero enfatizar que a polícia local vai manter-se vigilante e os agentes estão preparados para responder rapidamente se necessário", acrescentou.

A morte de Michael Brown, a 09 de agosto de 2014, foi seguida de semanas de protestos, nalguns casos violentos, em Ferguson e noutras cidades dos Estados Unidos.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.