sicnot

Perfil

Mundo

Levantado estado de emergência em Ferguson, Missouri

As autoridades de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri, levantaram hoje o estado de emergência decretado após incidentes de violência que marcaram o primeiro aniversário do assassínio de um jovem negro por um polícia branco.

© Rick Wilking / Reuters

A decisão de levantar o estado de emergência foi tomada depois de as últimas três noites terem sido de calma.

No domingo, um protesto pacífico denunciando a morte de Michael Brown, há um ano, degenerou em violência e pilhagens. Nessa noite, Tyrone Harris, de 18 anos, foi ferido a tiro pela polícia depois de alegadamente ter aberto fogo contra agentes.

A violência repetiu-se na segunda-feira à noite, com manifestantes a lançaram pedras e garrafas contra a polícia.

As noites seguintes foram calmas, sem incidentes e sem detenções, segundo a polícia.

"Os nossos agentes policiais restabeleceram a ordem e impediram novos atos de violência em Ferguson", afirmou hoje o chefe da polícia de St. Louis, Steve Stenger, num comunicado.

"Quero enfatizar que a polícia local vai manter-se vigilante e os agentes estão preparados para responder rapidamente se necessário", acrescentou.

A morte de Michael Brown, a 09 de agosto de 2014, foi seguida de semanas de protestos, nalguns casos violentos, em Ferguson e noutras cidades dos Estados Unidos.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47