sicnot

Perfil

Mundo

Japão eleva alerta de erupção vulcânica perto de central nuclear reativada esta semana

A agência meteorológica japonesa elevou hoje o nível de alerta perante uma possível erupção do monte Sakurajima, vulcão situado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, reiniciada esta semana, após dois anos de paragem.

© KYODO Kyodo / Reuters

O organismo estatal elevou de 3 para 4 -- numa escala de 5 -- o nível de alerta para Sakurajima, devido ao aumento da atividade sísmica na zona desde a madrugada de hoje.

O nível 4 de alerta insta os moradores a preparem-se para uma eventual retirada da zona.

A ordem afeta os pequenos municípios de Arimura e Furusato, situados a cerca de três quilómetros de duas crateras do vulcão e onde vivem mais de 70 pessoas divididas por meia centena de lares.

Com 1.117 metros, o vulcão Sakurajima está localizado ao largo da costa de Kagoshima, cidade portuária com mais de 600.000 habitantes, situada a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Não muito longe está a central nuclear de Sendai, reativada esta terça-feira, mais de quatro anos após o acidente de Fukushima ter traumatizado a população e levado, em setembro de 2013, à paragem de todos os reatores no país. Este foi o primeiro reator reiniciado no país nos últimos dois anos.

Desde 2009, o vulcão Sakurajima regista entre 500 e 1000 pequenas erupções todos os anos. Em agosto de 2013, uma erupção espalhou cinzas por toda a região.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24