sicnot

Perfil

Mundo

Japão eleva alerta de erupção vulcânica perto de central nuclear reativada esta semana

A agência meteorológica japonesa elevou hoje o nível de alerta perante uma possível erupção do monte Sakurajima, vulcão situado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, reiniciada esta semana, após dois anos de paragem.

© KYODO Kyodo / Reuters

O organismo estatal elevou de 3 para 4 -- numa escala de 5 -- o nível de alerta para Sakurajima, devido ao aumento da atividade sísmica na zona desde a madrugada de hoje.

O nível 4 de alerta insta os moradores a preparem-se para uma eventual retirada da zona.

A ordem afeta os pequenos municípios de Arimura e Furusato, situados a cerca de três quilómetros de duas crateras do vulcão e onde vivem mais de 70 pessoas divididas por meia centena de lares.

Com 1.117 metros, o vulcão Sakurajima está localizado ao largo da costa de Kagoshima, cidade portuária com mais de 600.000 habitantes, situada a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Não muito longe está a central nuclear de Sendai, reativada esta terça-feira, mais de quatro anos após o acidente de Fukushima ter traumatizado a população e levado, em setembro de 2013, à paragem de todos os reatores no país. Este foi o primeiro reator reiniciado no país nos últimos dois anos.

Desde 2009, o vulcão Sakurajima regista entre 500 e 1000 pequenas erupções todos os anos. Em agosto de 2013, uma erupção espalhou cinzas por toda a região.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.