sicnot

Perfil

Mundo

Japão eleva alerta de erupção vulcânica perto de central nuclear reativada esta semana

A agência meteorológica japonesa elevou hoje o nível de alerta perante uma possível erupção do monte Sakurajima, vulcão situado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, reiniciada esta semana, após dois anos de paragem.

© KYODO Kyodo / Reuters

O organismo estatal elevou de 3 para 4 -- numa escala de 5 -- o nível de alerta para Sakurajima, devido ao aumento da atividade sísmica na zona desde a madrugada de hoje.

O nível 4 de alerta insta os moradores a preparem-se para uma eventual retirada da zona.

A ordem afeta os pequenos municípios de Arimura e Furusato, situados a cerca de três quilómetros de duas crateras do vulcão e onde vivem mais de 70 pessoas divididas por meia centena de lares.

Com 1.117 metros, o vulcão Sakurajima está localizado ao largo da costa de Kagoshima, cidade portuária com mais de 600.000 habitantes, situada a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Não muito longe está a central nuclear de Sendai, reativada esta terça-feira, mais de quatro anos após o acidente de Fukushima ter traumatizado a população e levado, em setembro de 2013, à paragem de todos os reatores no país. Este foi o primeiro reator reiniciado no país nos últimos dois anos.

Desde 2009, o vulcão Sakurajima regista entre 500 e 1000 pequenas erupções todos os anos. Em agosto de 2013, uma erupção espalhou cinzas por toda a região.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10