sicnot

Perfil

Mundo

PM do Japão sublinha dever de "não repetir a história" 70 anos depois da II Guerra

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, defendeu hoje o compromisso de "não repetir a história" para as gerações futuras no memorial para assinalar o 70.º aniversário da rendição do seu país, que pôs fim à II Guerra Mundial.

© Reuters Staff / Reuters

"Agora, 70 anos depois do fim da guerra, nós os membros da geração atual renovamos o nosso compromisso de não repetir a história para que as gerações vindouras possam olhar para o futuro", disse Abe durante a sua intervenção na cerimónia organizada no estádio Nippon Budokan, em Tóquio.

Após o discurso do primeiro-ministro, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito.

Lusa

  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.