sicnot

Perfil

Mundo

PM do Japão sublinha dever de "não repetir a história" 70 anos depois da II Guerra

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, defendeu hoje o compromisso de "não repetir a história" para as gerações futuras no memorial para assinalar o 70.º aniversário da rendição do seu país, que pôs fim à II Guerra Mundial.

© Reuters Staff / Reuters

"Agora, 70 anos depois do fim da guerra, nós os membros da geração atual renovamos o nosso compromisso de não repetir a história para que as gerações vindouras possam olhar para o futuro", disse Abe durante a sua intervenção na cerimónia organizada no estádio Nippon Budokan, em Tóquio.

Após o discurso do primeiro-ministro, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito.

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.