sicnot

Perfil

Mundo

Quatro mortos e mais de 20 mil afetados devido a inundações no Níger

Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 20.000 foram afetadas pelas inundações no Níger, após semanas de chuvas intensas, informou a ONU na sexta-feira.

O mau tempo destruiu 2.170 casas e inundou cerca de 545 hectares agrícolas, disse em comunicado o escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Cerca de 3.100 deslocados vivem atualmente em escolas ou em casas de familiares, de acordo com a agência da ONU, que cita os serviços de emergência da proteção civil do Níger.

Desde julho, a imprensa local tem reportado repetidas inundações, particularmente no centro e sul do Níger.

Na capital, Niamey, as autoridades pediram aos residentes que vivem perto das margens do rio Níger a abandonarem as suas casas devido às ameaças de inundação.

Das oito regiões no Níger, apenas Diffa, no leste, que acolhe mais de 100.000 refugiados que fugiram da violência na vizinha Nigéria, não foi ainda afetada pelo mau tempo.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.