sicnot

Perfil

Mundo

Hillary Clinton critica Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque

A candidata democrata às primárias presidenciais norte-americanas Hillary Clinton criticou o rival republicano Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque e que essa decisão contribui para alimentar a ascensão do grupo Estado Islâmico.

© Joshua Lott / Reuters

A candidata democrata às primárias presidenciais norte-americanas Hillary Clinton criticou o rival republicano Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque e que essa decisão contribui para alimentar a ascensão do grupo Estado Islâmico.

Hillary Clinton foi secretária de Estado sob a administração do Presidente Barack Obama durante a ascensão do grupo radical autoproclamado Estado Islâmico (EI).

Em 2002, quando era senadora por Nova Iorque, Hillary Clinton votou a favor da autorização da invasão do Iraque ordenada por George W.Bush, então Presidente dos EUA e irmão de Jeb Bush.

Com a guerra a arrastar-se no tempo e a tonar-se num dispendioso e impopular conflito, Hillary Clinton acabaria por considerar a decisão um erro.

"Acho curioso que Jeb Bush esteja agora a defender as ações do seu irmão no Iraque", disse Hillary Clinton, em campanha no Iowa.

"Se ele vai fazer isso, ele precisa de contar a história toda", argumentou.

"E a história toda, como sabem, inclui o acordo que George W. Bush fez com o governo de (Nuri al-) Maliki no Iraque, que estabeleceu o final de 2011 como a data para a retirada das tropas norte-americanas", acrescentou.

Na terça-feira, Jeb Bush acusou Hillary Clinton de permitir a ascensão do EI no Iraque com a retirada "demasiado rápida" das tropas norte-americanas.

"A retirada prematura foi o erro fatal, criando um vazio para (o Estado Islâmico) preencher", disse Bush na Califórnia.

O político norte-americano foi mais longe, sugerindo que poderá ser necessário enviar mais tropas para o Iraque.

"Atualmente temos cerca de 3.500 soldados e fuzileiros no Iraque, e mais poderão ser necessários", afirmou.

Jeb Bush, de 62 anos, é ex-governador da Florida.

O filho e irmão dos dois últimos presidentes republicanos dos Estados Unidos oficializou, em meados de junho, a candidatura às primárias presidenciais de 2016, num discurso em Miami, no sudeste do país.

Já a democrata Hillary Clinton confirmou em abril, num vídeo difundido na sua página na Internet, a candidatura à investidura presidencial de 2016, a segunda tentativa para ocupar a Casa Branca.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.