sicnot

Perfil

Mundo

Hillary Clinton critica Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque

A candidata democrata às primárias presidenciais norte-americanas Hillary Clinton criticou o rival republicano Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque e que essa decisão contribui para alimentar a ascensão do grupo Estado Islâmico.

© Joshua Lott / Reuters

A candidata democrata às primárias presidenciais norte-americanas Hillary Clinton criticou o rival republicano Jeb Bush, que considera "prematura" a retirada das tropas dos EUA do Iraque e que essa decisão contribui para alimentar a ascensão do grupo Estado Islâmico.

Hillary Clinton foi secretária de Estado sob a administração do Presidente Barack Obama durante a ascensão do grupo radical autoproclamado Estado Islâmico (EI).

Em 2002, quando era senadora por Nova Iorque, Hillary Clinton votou a favor da autorização da invasão do Iraque ordenada por George W.Bush, então Presidente dos EUA e irmão de Jeb Bush.

Com a guerra a arrastar-se no tempo e a tonar-se num dispendioso e impopular conflito, Hillary Clinton acabaria por considerar a decisão um erro.

"Acho curioso que Jeb Bush esteja agora a defender as ações do seu irmão no Iraque", disse Hillary Clinton, em campanha no Iowa.

"Se ele vai fazer isso, ele precisa de contar a história toda", argumentou.

"E a história toda, como sabem, inclui o acordo que George W. Bush fez com o governo de (Nuri al-) Maliki no Iraque, que estabeleceu o final de 2011 como a data para a retirada das tropas norte-americanas", acrescentou.

Na terça-feira, Jeb Bush acusou Hillary Clinton de permitir a ascensão do EI no Iraque com a retirada "demasiado rápida" das tropas norte-americanas.

"A retirada prematura foi o erro fatal, criando um vazio para (o Estado Islâmico) preencher", disse Bush na Califórnia.

O político norte-americano foi mais longe, sugerindo que poderá ser necessário enviar mais tropas para o Iraque.

"Atualmente temos cerca de 3.500 soldados e fuzileiros no Iraque, e mais poderão ser necessários", afirmou.

Jeb Bush, de 62 anos, é ex-governador da Florida.

O filho e irmão dos dois últimos presidentes republicanos dos Estados Unidos oficializou, em meados de junho, a candidatura às primárias presidenciais de 2016, num discurso em Miami, no sudeste do país.

Já a democrata Hillary Clinton confirmou em abril, num vídeo difundido na sua página na Internet, a candidatura à investidura presidencial de 2016, a segunda tentativa para ocupar a Casa Branca.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.