sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 16 mortos e vários feridos em explosão na Tailândia

A explosão de uma bomba no interior de um templo no centro de Banguecoque causou esta segunda-feira à tarde pelo menos 16 mortos e vários feridos, segundo o chefe da polícia da Tailândia.

© Chaiwat Subprasom / Reuters

"Há pelo menos dezasseis pessoas mortas e muitas feridas", afirmou o chefe da polícia tailandesa, Chakthip Chijinda, a um canal de televisão.

Partes de corpos, vidros partidos e destroços de motas encontravam-se espalhados pela rua após a explosão, ocorrida às 19:00 horas locais (12:00 horas de Lisboa) aparentemente no Templo de Erawan, no bairro de Chidlom da capital tailandesa.

"Posso confirmar que foi uma bomba, mas ainda não posso dizer de que tipo, estamos a confirmar", declarou à agência France Presse (AFP) o porta-voz da polícia tailandesa, o Tenente-General Prawut Thavornsiri.

Veículos de emergência compareceram imediatamente no local, e a polícia estabeleceu um perímetro de segurança, segundo a agência espanhola EFE.

Segundo meios de comunicação locais, as autoridades preparam-se para destruir um objeto suspeito na área com uma explosão controlada.

Num vídeo de uma câmara de segurança, publicado na rede social Twitter, vê-se o movimento nas ruas seguido do clarão intenso de uma explosão, que provoca a fuga dos presentes.

Fotografias mostram corpos no chão e uma cratera, presumivelmente causada pela explosão de uma bomba.

O Templo de Erawan, dedicado à divindade hindu Brahma, é bastante popular, sendo inclusivamente visitado por milhares de devotos budistas diariamente.

O edifício situa-se na principal rua da zona comercial da cidade, e é rodeado por três centros comerciais de grandes dimensões, além de hotéis de cadeias ocidentais.

Com Lusa

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Várias casas evacuadas devido a chuvas fortes na Alemanha
    0:54
  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.