sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 16 mortos e vários feridos em explosão na Tailândia

A explosão de uma bomba no interior de um templo no centro de Banguecoque causou esta segunda-feira à tarde pelo menos 16 mortos e vários feridos, segundo o chefe da polícia da Tailândia.

© Chaiwat Subprasom / Reuters

"Há pelo menos dezasseis pessoas mortas e muitas feridas", afirmou o chefe da polícia tailandesa, Chakthip Chijinda, a um canal de televisão.

Partes de corpos, vidros partidos e destroços de motas encontravam-se espalhados pela rua após a explosão, ocorrida às 19:00 horas locais (12:00 horas de Lisboa) aparentemente no Templo de Erawan, no bairro de Chidlom da capital tailandesa.

"Posso confirmar que foi uma bomba, mas ainda não posso dizer de que tipo, estamos a confirmar", declarou à agência France Presse (AFP) o porta-voz da polícia tailandesa, o Tenente-General Prawut Thavornsiri.

Veículos de emergência compareceram imediatamente no local, e a polícia estabeleceu um perímetro de segurança, segundo a agência espanhola EFE.

Segundo meios de comunicação locais, as autoridades preparam-se para destruir um objeto suspeito na área com uma explosão controlada.

Num vídeo de uma câmara de segurança, publicado na rede social Twitter, vê-se o movimento nas ruas seguido do clarão intenso de uma explosão, que provoca a fuga dos presentes.

Fotografias mostram corpos no chão e uma cratera, presumivelmente causada pela explosão de uma bomba.

O Templo de Erawan, dedicado à divindade hindu Brahma, é bastante popular, sendo inclusivamente visitado por milhares de devotos budistas diariamente.

O edifício situa-se na principal rua da zona comercial da cidade, e é rodeado por três centros comerciais de grandes dimensões, além de hotéis de cadeias ocidentais.

Com Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.