sicnot

Perfil

Mundo

Merkel vai reunir-se com Poroshenko e Hollande na segunda-feira em Berlim

A chanceler alemã reúne-se na próxima segunda-feira em Berlim com os presidentes da França e da Ucrânia, François Hollande e Petro Poroshenko, para analisar a situação na Ucrânia, anunciaram hoje fontes governamentais alemãs.

© Axel Schmidt / Reuters

Poroshenko terá já hoje mantido uma conversa telefónica com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na qual abordou a escalada de violência no leste da Ucrânia, segundo fontes comunitárias citadas pela agência espanhola Efe.

Já na segunda-feira vários responsáveis do governo alemão tinham classificado a situação como "explosiva", lembrando a necessidade de reativar o Acordo de Minsk, firmado entre os presidentes da Ucrânia e da Rússia, com a mediação da Alemanha e da França.

Nos últimos dias, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) tem constatado o uso de artilharia pelas partes envolvidas no conflito, lamentando as violações do cessar-fogo acordado e as sucessivas escaladas de violência.

Lusa

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01