sicnot

Perfil

Mundo

Bombista suicida faz pelo menos 10 mortos no nordeste da Síria

Pelo menos 10 pessoas, membros das forças de segurança curdas, morreram hoje num atentado suicida no quartel-general da cidade de Qamicli, nordeste da Síria, avançou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

© Bassam Khabieh / Reuters

"Um 'kamikaze' a bordo de um veículo foi de encontro ao quartel-general de Asayich, em Qamichli, fazendo pelo menos 10 mortos", afirmou o diretor daquela Organização Não-Governamental, Rami Abdel Rahmane.

De acordo com Rami Abdel Rahmane, os dez mortos era todos membros das forças de Asayish.

"Foi uma enorme explosão. Há civis, pelo menos 14 feridos", disse Abdel Rahman, acrescentando que as forças de segurança curda isolaram a zona, no distrito industrial de Qamishli, cidade curda na província de Hasakeh, no nordeste da Síria.

Arin Shekhmos, jornalista em Qamishli, explicou, por seu turno, que a explosão pode ser ouvida por toda a cidade.

"Eu não estava perto, mas consegui ouvir de onde estava. Causou muita destruição, os edifícios, pelo menos, de duas ruas ficaram completamente destruídos", disse à agência de notícias France Presse, Shekhmos, via telefone, pouco depois da explosão ter acontecido.

A agência de notícias oficial da Síria, Sana, fez igualmente relato da explosão, adiantando a existência de mortos e feridos.

A cidade de Qamishli, sob controlo partilhado das autoridades curdas e do regime sírio, tem sido alvo de vários ataques à bomba este ano.

As milícias curdas na Síria têm sido uma das forças mais bem-sucedida contra o grupo radical 'jihadista' Estado Islâmico, que tomaram o controlo de grande parte da Síria e do Iraque.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.