sicnot

Perfil

Mundo

Bombista suicida faz pelo menos 10 mortos no nordeste da Síria

Pelo menos 10 pessoas, membros das forças de segurança curdas, morreram hoje num atentado suicida no quartel-general da cidade de Qamicli, nordeste da Síria, avançou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

© Bassam Khabieh / Reuters

"Um 'kamikaze' a bordo de um veículo foi de encontro ao quartel-general de Asayich, em Qamichli, fazendo pelo menos 10 mortos", afirmou o diretor daquela Organização Não-Governamental, Rami Abdel Rahmane.

De acordo com Rami Abdel Rahmane, os dez mortos era todos membros das forças de Asayish.

"Foi uma enorme explosão. Há civis, pelo menos 14 feridos", disse Abdel Rahman, acrescentando que as forças de segurança curda isolaram a zona, no distrito industrial de Qamishli, cidade curda na província de Hasakeh, no nordeste da Síria.

Arin Shekhmos, jornalista em Qamishli, explicou, por seu turno, que a explosão pode ser ouvida por toda a cidade.

"Eu não estava perto, mas consegui ouvir de onde estava. Causou muita destruição, os edifícios, pelo menos, de duas ruas ficaram completamente destruídos", disse à agência de notícias France Presse, Shekhmos, via telefone, pouco depois da explosão ter acontecido.

A agência de notícias oficial da Síria, Sana, fez igualmente relato da explosão, adiantando a existência de mortos e feridos.

A cidade de Qamishli, sob controlo partilhado das autoridades curdas e do regime sírio, tem sido alvo de vários ataques à bomba este ano.

As milícias curdas na Síria têm sido uma das forças mais bem-sucedida contra o grupo radical 'jihadista' Estado Islâmico, que tomaram o controlo de grande parte da Síria e do Iraque.

Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.