sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão no sudoeste do Japão regista pequena erupção

O monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, registou esta quarta-feira uma pequena erupção após vários dias de alerta na zona perante o aumento da atividade sísmica em torno do vulcão.

uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

© KYODO Kyodo / Reuters

Segundo informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

O organismo captou imagens da erupção graças a uma câmara de alta definição.

A agência elevou no passado dia 15 de agosto de 3 para 4, numa escala de 5, o seu nível de alerta para o Sakurajima, com 1.117 metros de altura, perante o aumento dos sismos vulcânicos, o que obrigou à deslocação de cerca de 70 pessoas que residem a três quilómetros de duas crateras.

O número de sismos em torno do Sakurajima tem diminuído nos últimos dias, mas a JMA acredita que a pressão na câmara de magma do vulcão é bastante alta, o que aumenta a possibilidade de que se produza uma "erupção de grande escala" nos próximos dias, explicou a agência em comunicado.

O vulcão está localizado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reativada no passado dia 11 de agosto, após dois anos de apagão nuclear motivado pelo acidente causado na central de Fukushima devido ao sismo e tsunami que abalou o noroeste do país em março de 2011.

No entanto, a Kyushu Electric Power, operadora da central, já rejeitou que uma erupção de grande escala possa afetar o normal funcionamento da central.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.