sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão no sudoeste do Japão regista pequena erupção

O monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, registou esta quarta-feira uma pequena erupção após vários dias de alerta na zona perante o aumento da atividade sísmica em torno do vulcão.

uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

© KYODO Kyodo / Reuters

Segundo informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03:13 (18:13 de terça-feira em Lisboa).

O organismo captou imagens da erupção graças a uma câmara de alta definição.

A agência elevou no passado dia 15 de agosto de 3 para 4, numa escala de 5, o seu nível de alerta para o Sakurajima, com 1.117 metros de altura, perante o aumento dos sismos vulcânicos, o que obrigou à deslocação de cerca de 70 pessoas que residem a três quilómetros de duas crateras.

O número de sismos em torno do Sakurajima tem diminuído nos últimos dias, mas a JMA acredita que a pressão na câmara de magma do vulcão é bastante alta, o que aumenta a possibilidade de que se produza uma "erupção de grande escala" nos próximos dias, explicou a agência em comunicado.

O vulcão está localizado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reativada no passado dia 11 de agosto, após dois anos de apagão nuclear motivado pelo acidente causado na central de Fukushima devido ao sismo e tsunami que abalou o noroeste do país em março de 2011.

No entanto, a Kyushu Electric Power, operadora da central, já rejeitou que uma erupção de grande escala possa afetar o normal funcionamento da central.

Lusa

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.