sicnot

Perfil

Mundo

Baciro Dja nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Em atualização

O Presidente da República da Guiné-Bissau nomeou hoje Baciro Dja para o cargo de primeiro-ministro, numa tentativa de ressolver a atual crise política no país. O PAIGC já reagiu e considera a nomeação ilegal e anticonstitucional.

SCHALK VAN ZUYDAM

A nomeação foi publicada em decreto presidencial. O documento sublinha a urgência de neutralizar a atual crise politica e constituir um novo executivo.

O antigo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, foi demitido pelo Chefe de Estado na semana passada, devido a acusaçoes corrupção e obstrução à justiça.

Baciro Djá tinha sido ministro da Presidência do Conselho de Ministros do anterior Governo até apresentar a demissão a 23 de junho, alegando uma "notória falta de confiança recíproca", entre ele próprio e Domingos Simões Pereira.

PAIGC acusa Presidente de nomeação ilegal e anticonstitucional

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considerou hoje ilegal e anticonstitucional a decisão do presidente guineense de nomear Baciro Djá. Segundo o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, o partido vai ter uma posição "mais consistente" nas próximas horas, depois de uma reunião dos órgãos convocada pelo seu líder ex-primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

"O presidente da República acaba de cometer mais uma ilegalidade ao nomear um amigo dele [Baciro Djá] para um cargo de alta responsabilidade, sem ser por indicação do PAIGC", o partido mais votado nas últimas eleições e com maioria no Parlamento, observou João Bernardo Vieira.

Com Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.