sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio causa danos avultados no museu de ciência de Paris

EM ATUALIZAÇÃO

O incêndio de grande dimensão que deflagrou esta madrugada na "Cité des Sciences", em Paris, o maior museu de ciência da Europa, provocou avultados danos materiais, indicaram fontes oficiais.

Vista aérea sobre "Cité des Sciences", em Paris. (Arquivo)

Vista aérea sobre "Cité des Sciences", em Paris. (Arquivo)

© Charles Platiau / Reuters

Mais de 120 bombeiros estão no local a combater as chamas e dois deles sofreram ferimentos ligeiros.

O edifício que alberga o museu começou a arder pelas 2:30 (1:30 em Lisboa) e, apesar de os bombeiros já terem conseguido controlar as chamas no interior, mantêm-se ativos alguns focos de incêndio.

Segundo as primeiras estimativas, cerca de 10 mil metros quadrados do edifício terão sido afetados pelas chamas.

O trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelas características do próprio museu, dentro do qual o fogo gerou um significativo aumento de temperatura.

Um porta-voz explicou que o sistema de alarme anti-incêndios estava desligado porque o edifício estava em obras, para transformar uma das alas em centro comercial.

As chamas, visíveis do telhado do edifício, levaram à interrupção da circulação de algumas linhas de transportes públicos da capital francesa.

Lusa

  • Incêndio mata 5 irmãos em França
    0:58

    Mundo

    Em França esta páscoa fica marcada por dois incêndios, ambos com vítimas mortais: num dos incêndios morreram 5 crianças com idades entre os dois e os 10 anos. Num outro incêndio, nos arredores de Paris, 3 pessoas morreram e 15 ficaram feridas. As autoridades suspeitam que tenha havido mão criminosa.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.