sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

A comissão de eleições da Turquia avançou com uma data para as eleições antecipadas, depois de falhados os esforços para formar governo de coligação. O prazo só termina este domingo, mas o Presidente turco já veio dizer que novas eleições são inevitáveis. Recep Erdogan está, por isso, a ser acusado de querer recuperar a maioria absoluta perdida em junho. Isto enquanto a violência volta a ganhar força no país, como nos explica o correspondente da SIC na Turquia.

O conselho eleitoral da Turquia propôs o dia 1 de novembro como a data possível para as eleições antecipadas, depois de gorados os esforços para formar um governo de coligação após as legislativas de 07 junho.

De acordo com a agência de notícias estatal turca, Anatolia, a proposta, que será apresentada aos partidos políticos antes da decisão final, surge três dias antes do prazo de 23 de agosto para formar governo.

Lusa

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.