sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

A comissão de eleições da Turquia avançou com uma data para as eleições antecipadas, depois de falhados os esforços para formar governo de coligação. O prazo só termina este domingo, mas o Presidente turco já veio dizer que novas eleições são inevitáveis. Recep Erdogan está, por isso, a ser acusado de querer recuperar a maioria absoluta perdida em junho. Isto enquanto a violência volta a ganhar força no país, como nos explica o correspondente da SIC na Turquia.

O conselho eleitoral da Turquia propôs o dia 1 de novembro como a data possível para as eleições antecipadas, depois de gorados os esforços para formar um governo de coligação após as legislativas de 07 junho.

De acordo com a agência de notícias estatal turca, Anatolia, a proposta, que será apresentada aos partidos políticos antes da decisão final, surge três dias antes do prazo de 23 de agosto para formar governo.

Lusa

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.