sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

Turquia vai ter eleições antecipadas dia 1 de novembro

A comissão de eleições da Turquia avançou com uma data para as eleições antecipadas, depois de falhados os esforços para formar governo de coligação. O prazo só termina este domingo, mas o Presidente turco já veio dizer que novas eleições são inevitáveis. Recep Erdogan está, por isso, a ser acusado de querer recuperar a maioria absoluta perdida em junho. Isto enquanto a violência volta a ganhar força no país, como nos explica o correspondente da SIC na Turquia.

O conselho eleitoral da Turquia propôs o dia 1 de novembro como a data possível para as eleições antecipadas, depois de gorados os esforços para formar um governo de coligação após as legislativas de 07 junho.

De acordo com a agência de notícias estatal turca, Anatolia, a proposta, que será apresentada aos partidos políticos antes da decisão final, surge três dias antes do prazo de 23 de agosto para formar governo.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.