sicnot

Perfil

Mundo

NASA desmente rumores da destruição da América por asteróide

Rumores catastrofistas a circular na Internet levaram a agência espacial norte-americana a desmentir que um asteróide gigante ameace colidir com a Terra e destruir o continente americano em setembro.

© NASA NASA / Reuters

"Não há qualquer base científica, qualquer sombra de prova, que um asteróide ou qualquer outro objeto celeste arrisque entrar em colisão com a Terra nestas datas", declarou um responsável da NASA, Paul Chodas, citado pela agência France Presse (AFP).

Todos os asteróides conhecidos têm menos de 0,01% de probabilidades de entrar em colisão com a Terra (e de se tornarem, portanto, meteoritos) durante os próximos 100 anos, explicam os responsáveis do programa de deteção de cometas e asteroides da agência espacial, numa mensagem publicada hoje.

"Se existisse um objeto grande o suficiente para causar este tipo de destruição em setembro, já teríamos visto alguma coisa", acrescenta Paul Chodas.

A NASA tenta assim desmentir os rumores que circulam 'online', que afirmam que um asteroide vai entrar em colisão com a Terra em setembro, atingindo a superfície perto de Porto Rico, nas Caraíbas.

"A NASA deteta, monitoriza e regista as caraterísticas de todos os asteroides e cometas que passam a 48 milhões de quilómetros da Terra, graças a telescópios terrestres e espaciais", precisa a mensagem.

Lembrando os numerosos precedentes de previsões catastróficas sem base científica prevendo o fim do mundo, como em 2012, a agência relembra que nada, na verdade, aconteceu, "exatamente como a NASA tinha anunciado".

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.