sicnot

Perfil

Mundo

NASA desmente rumores da destruição da América por asteróide

Rumores catastrofistas a circular na Internet levaram a agência espacial norte-americana a desmentir que um asteróide gigante ameace colidir com a Terra e destruir o continente americano em setembro.

© NASA NASA / Reuters

"Não há qualquer base científica, qualquer sombra de prova, que um asteróide ou qualquer outro objeto celeste arrisque entrar em colisão com a Terra nestas datas", declarou um responsável da NASA, Paul Chodas, citado pela agência France Presse (AFP).

Todos os asteróides conhecidos têm menos de 0,01% de probabilidades de entrar em colisão com a Terra (e de se tornarem, portanto, meteoritos) durante os próximos 100 anos, explicam os responsáveis do programa de deteção de cometas e asteroides da agência espacial, numa mensagem publicada hoje.

"Se existisse um objeto grande o suficiente para causar este tipo de destruição em setembro, já teríamos visto alguma coisa", acrescenta Paul Chodas.

A NASA tenta assim desmentir os rumores que circulam 'online', que afirmam que um asteroide vai entrar em colisão com a Terra em setembro, atingindo a superfície perto de Porto Rico, nas Caraíbas.

"A NASA deteta, monitoriza e regista as caraterísticas de todos os asteroides e cometas que passam a 48 milhões de quilómetros da Terra, graças a telescópios terrestres e espaciais", precisa a mensagem.

Lembrando os numerosos precedentes de previsões catastróficas sem base científica prevendo o fim do mundo, como em 2012, a agência relembra que nada, na verdade, aconteceu, "exatamente como a NASA tinha anunciado".

Lusa

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.