sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre manifestantes e polícia no Líbano fizeram 16 feridos

GALERIA DE FOTOS

Pelo menos 16 pessoas ficaram hoje feridas em Beirute, capital do Líbano, em violentos confrontos entre a polícia e milhares de manifestantes que exigem a demissão do Governo.

© Mohamed Azakir / Reuters

© Mohamed Azakir / Reuters

© Mohamed Azakir / Reuters

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

O protesto, em que se cantam palavras de ordem como "liberdade" ou "revolução", foi desencadeado por uma crise na recolha do lixo que se arrasta.

Os manifestantes derrubaram barreiras colocadas em frente à sede do Governo e do parlamento, cujos acessos foram bloqueados pela polícia, que respondeu com canhões de água e gás lacrimogéneo ao arremesso de garrafas, pedras e outros objetos.

No sábado, os confrontos provocaram 83 feridos.

O primeiro-ministro libanês, Tamam Salam, garantiu hoje de manhã que os agentes da autoridade que investiram contra os manifestantes no sábado seriam responsabilizados pela sua atuação, mas não conseguiu travar a indignação.

A agência de notícias estatal, a ANN, afirmou que os confrontos foram provocados por "agitadores" alegadamente infiltrados entre os manifestantes, que teriam atirado 'cocktails' Molotov contra a polícia, tendo os agentes respondido com granadas de fumo.

Um porta-voz do movimento que convocou as manifestações, Imad Bassi, afirmou que a natureza do protesto era pacífica e que recusam negociar com o Governo enquanto não forem punidos os agentes responsáveis pelos confrontos.

Lusa

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.