sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre manifestantes e polícia no Líbano fizeram 16 feridos

GALERIA DE FOTOS

Pelo menos 16 pessoas ficaram hoje feridas em Beirute, capital do Líbano, em violentos confrontos entre a polícia e milhares de manifestantes que exigem a demissão do Governo.

© Mohamed Azakir / Reuters

© Mohamed Azakir / Reuters

© Mohamed Azakir / Reuters

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

WAEL HAMZEH

O protesto, em que se cantam palavras de ordem como "liberdade" ou "revolução", foi desencadeado por uma crise na recolha do lixo que se arrasta.

Os manifestantes derrubaram barreiras colocadas em frente à sede do Governo e do parlamento, cujos acessos foram bloqueados pela polícia, que respondeu com canhões de água e gás lacrimogéneo ao arremesso de garrafas, pedras e outros objetos.

No sábado, os confrontos provocaram 83 feridos.

O primeiro-ministro libanês, Tamam Salam, garantiu hoje de manhã que os agentes da autoridade que investiram contra os manifestantes no sábado seriam responsabilizados pela sua atuação, mas não conseguiu travar a indignação.

A agência de notícias estatal, a ANN, afirmou que os confrontos foram provocados por "agitadores" alegadamente infiltrados entre os manifestantes, que teriam atirado 'cocktails' Molotov contra a polícia, tendo os agentes respondido com granadas de fumo.

Um porta-voz do movimento que convocou as manifestações, Imad Bassi, afirmou que a natureza do protesto era pacífica e que recusam negociar com o Governo enquanto não forem punidos os agentes responsáveis pelos confrontos.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16