sicnot

Perfil

Mundo

Inundações provocam 13 mortos e 616 mil afetados na Índia

As inundações ocorridas devido às chuvas que caíram nos últimos dias no Estado de Assam, na zona oriental da Índia, causaram 13 mortos e 616 mil afetados, de acordo com fontes oficiais.

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

"Temos 13 mortos e 616 mil pessoas afetadas em 1.100 povoações", disse o chefe do executivo da Autoridade de Gestão de Desastres do estado de Assam (ASDMA), Pramod Twiari, sublinhando que foram disponibilizados mais de 250 campos de apoio para assistir a população mais atingidas pelas inundações.

Tiwari explicou que as chuvas foram particularmente intensas nos últimos cinco dias, mas espera que a situação melhore já que não se preveem mais precipitações nos próximos três dias neste estado.

O Estado de Assam foi afetado há umas semanas por chuvas fortes que deixaram inundadas várias regiões do golfo de Bengala. Nesta ocasião 18 dos 32 distritos foram afetados.

A Índia sofreu no final de julho e princípio de agosto inundações em vários pontos do país que deixaram mais de 200 mortos e 13 milhões de afetados como consequência das monções, que habitualmente atingem o país.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.