sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul anuncia conclusão das negociações com a Coreia do Norte

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concluíram na terça-feira (segunda-feira em Lisboa) uma maratona negocial para tentar travar o clima de tensão militar na península, divulgou a Presidência sul-coreana.

© KCNA KCNA / Reuters

As negociações na localidade fronteiriça de Panmunjom terminaram pouco antes da uma da manhã de terça-feira (17:00 de segunda-feira em Lisboa), estando prevista uma comunicação dentro de uma hora, segundo indicou o porta-voz da Casa Azul (residência presidencial sul-coreana).

Segundo informações divulgadas pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citadas pela estação britânica BBC, as duas Coreias alcançaram um acordo para aliviar o clima de tensão militar sentido na península após uma série de incidentes fronteiriços.

Seul e Pyongyang tinham os respetivos contingentes militares em alerta depois de uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na passada quinta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou usar a força para acabar com a transmissão de propaganda por parte da Coreia do Sul.

As autoridades sul-coreanas começaram a transmitir os conteúdos de propaganda depois de dois soldados sul-coreanos terem ficado feridos na sequência de uma explosão de minas antipessoais, um incidente que Seul atribuiu ao regime de Pyongyang.

As duas Coreias iniciaram no passado sábado uma maratona negocial, com funcionários de alto nível, com vista a tentar evitar uma escalada da tensão na península.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.