sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul anuncia conclusão das negociações com a Coreia do Norte

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concluíram na terça-feira (segunda-feira em Lisboa) uma maratona negocial para tentar travar o clima de tensão militar na península, divulgou a Presidência sul-coreana.

© KCNA KCNA / Reuters

As negociações na localidade fronteiriça de Panmunjom terminaram pouco antes da uma da manhã de terça-feira (17:00 de segunda-feira em Lisboa), estando prevista uma comunicação dentro de uma hora, segundo indicou o porta-voz da Casa Azul (residência presidencial sul-coreana).

Segundo informações divulgadas pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citadas pela estação britânica BBC, as duas Coreias alcançaram um acordo para aliviar o clima de tensão militar sentido na península após uma série de incidentes fronteiriços.

Seul e Pyongyang tinham os respetivos contingentes militares em alerta depois de uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na passada quinta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou usar a força para acabar com a transmissão de propaganda por parte da Coreia do Sul.

As autoridades sul-coreanas começaram a transmitir os conteúdos de propaganda depois de dois soldados sul-coreanos terem ficado feridos na sequência de uma explosão de minas antipessoais, um incidente que Seul atribuiu ao regime de Pyongyang.

As duas Coreias iniciaram no passado sábado uma maratona negocial, com funcionários de alto nível, com vista a tentar evitar uma escalada da tensão na península.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC