sicnot

Perfil

Mundo

Governo brasileiro anuncia que vai cortar 10 dos atuais 39 ministérios

O Governo brasileiro irá cortar 10 dos atuais 39 ministérios até ao fim de setembro, a fim de reduzir os gastos públicos e promover um excedente fiscal, afirmou hoje o ministro do Planeamento, Nelson Barbosa.

© Sergio Moraes / Reuters

O número de cargos e de secretarias do Executivo também deve ser diminuído, informou Nelson Barbosa em declarações à imprensa após a reunião de coordenação política do Governo, que se realiza às segundas-feiras.

Para o ministro, a reforma ministerial irá "melhorar a gestão da máquina pública".

Outras medidas que serão tomadas para cortar gastos são a diminuição das contas de luz e água dos ministérios e dos gastos com passagens aéreas.

Nelson Barbosa afirmou ainda que os investimentos em programas sociais não serão prejudicados, mas não divulgou quais os ministérios que devem desaparecer.

A reforma ministerial, apesar de dar bons sinais ao mercado financeiro, pode desagradar aos partidos que integram a coligação da Presidente Dilma Rousseff, que poderá perder cargos nos ministérios.

A medida, portanto, pode prejudicar a governabilidade do país, que vive presentemente crises política e económica.

O vice-Presidente Michel Temer irá sair da articulação política do Governo com o Legislativo, função que está a exercer para encontrar consensos para votações.

Segundo a Globo News, o vice-Presidente reuniu-se hoje com Rousseff e decidiu que continuará no cargo, mas deixará a articulação com parlamentares.

O Governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o tema.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.