sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio destrói edifício que deveria alojar refugiados na Alemanha

Um incêndio destruiu hoje um edifício devoluto que deveria transformar-se numa habitação para refugiados na localidade de Weissach im Tal, no sudoeste da Alemanha.

A polícia afirmou não serem conhecidas ainda as causas do fogo, embora não descarte a possibilidade de um ataque o de cariz xenófobo, pois não seria o primeiro a ter lugar naquela localidade.

Em 2004, um complexo para refugiados foi alvo de um atentado protagonizado por um neonazi de 17 anos que lançou dois cocktails molotov contra o prédio.

O aumento do número de refugiados representa atualmente um desafio para as autoridades alemãs, tanto do ponto de vista logístico como político.

O estado federal de Baden-Württenberg conta que, durante este ano, devem chegar 100.000 refugiados ao país.

Nos últimos meses têm-se multiplicado os ataques contra lares de refugiados em todo o país.

Atualmente, um dos focos de atenção encontra-se em Heidenau (leste), onde se registaram confrontos entre grupos neonazis e manifestantes de esquerda que se solidarizaram com os refugiados.

O vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, viaja hoje para Heidenau.

Lusa

  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52