sicnot

Perfil

Mundo

Seul não vai parar propaganda enquanto Pyongyang não pedir desculpa

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, declarou hoje que Seul não vai "desligar" os altifalantes que difundem propaganda na fronteira com a Coreia do Norte enquanto Pyongyang recusar pedir desculpa.

JIN-HEE PARK

A Coreia do Norte deve apresentar "claras desculpas" e prometer não se envolver em "novas provocações", afirmou a chefe de Estado sul-coreana, numa reunião com os seus conselheiros.

Pyongyang desencadeou a atual crise com as suas "atividades provocadoras", realçou Park Geun-Hye.

As duas Coreias realizam, desde o passado sábado, uma maratona negocial com vista a tentar evitar uma escalada da tensão na península.

As rondas de diálogo, com funcionários de alto nível, têm lugar na aldeia fronteiriça de Panmunjom, onde foi assinado o cessar-fogo da guerra de 1950-1953.

A atual crise teve início depois de dois soldados sul-coreanos terem ficado feridos na sequência de uma explosão de minas antipessoais, um incidente que Seul acusa Pyongyang de ser responsável.

Em jeito de represália, a Coreia do Sul voltou a ligar, na semana passada, os altifalantes que difundem mensagens de propaganda na fronteira, ao fim de 11 anos de silêncio.

A tensão agudizou-se na quinta-feira, quando Seul acusou Pyongyang de disparar contra uma das suas unidades militares, e respondeu com o lançamento de três dezenas de rondas de artilharia na direção do Norte.

A Coreia do Norte negou qualquer implicação no incidente das minas e lançou um ultimato a Seul exigindo que acabe com a sua "guerra psicológica" sob pena de sofrer represálias militares.

Lusa

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.