sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Goni no sudoeste do Japão depois de ter causado 26 mortos nas Filipinas

O Tufão Goni deixou um rasto de destruição em Oquinava, no Japão. Há registo de ferimentos ligeiros em cinco pessoas. Na passagem pelas Filipanas, causou pelo menos 26 mortos.

HITOSHI MAESHIRO/EPA

Mais de 100 voos foram anulados por companhias aéreas nipónicas e milhares de casas estavam sem eletricidade nas ilhas do extremo sul do arquipélago.

De acordo com a agência meteorológica japonesa, o 15.º tufão da época na Ásia encontrava-se às 13:00 (05:00 em Lisboa) a 140 quilómetros a noroeste da principal ilha de Okinawa.

O tufão dirige-se para nordeste a uma velocidade de 35 quilómetros por hora e com rajadas de vento de 252 quilómetros por hora, precisou a agência.

Na ilha japonesa de Ishigakijima (extremo sul) registaram-se já cinco feridos ligeiros, indicou a agência de gestão das catástrofes naturais japonesa.

Cerca de 21.400 casas no arquipélago de Okinawa ficaram sem eletricidade, disse a companhia regional.

O Goni deverá atingir a ilha de Kyushu (sul) na terça-feira e atravessar a zona em direção a norte, de acordo com as previsões dos meteorologistas, que aconselharam os residentes a tomar precauções.

Este tufão passou ao largo de Taiwan, depois de ter devastado o norte das Filipinas, onde desencadeou aluimentos de terra e inundações e matou pelo menos 26 pessoas, refere o último balanço das equipas de socorro.

A Ásia regista todos os anos entre 20 e 30 tufões, metade dos quais afeta o Japão.

Com Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.