sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Goni no sudoeste do Japão depois de ter causado 26 mortos nas Filipinas

O Tufão Goni deixou um rasto de destruição em Oquinava, no Japão. Há registo de ferimentos ligeiros em cinco pessoas. Na passagem pelas Filipanas, causou pelo menos 26 mortos.

HITOSHI MAESHIRO/EPA

Mais de 100 voos foram anulados por companhias aéreas nipónicas e milhares de casas estavam sem eletricidade nas ilhas do extremo sul do arquipélago.

De acordo com a agência meteorológica japonesa, o 15.º tufão da época na Ásia encontrava-se às 13:00 (05:00 em Lisboa) a 140 quilómetros a noroeste da principal ilha de Okinawa.

O tufão dirige-se para nordeste a uma velocidade de 35 quilómetros por hora e com rajadas de vento de 252 quilómetros por hora, precisou a agência.

Na ilha japonesa de Ishigakijima (extremo sul) registaram-se já cinco feridos ligeiros, indicou a agência de gestão das catástrofes naturais japonesa.

Cerca de 21.400 casas no arquipélago de Okinawa ficaram sem eletricidade, disse a companhia regional.

O Goni deverá atingir a ilha de Kyushu (sul) na terça-feira e atravessar a zona em direção a norte, de acordo com as previsões dos meteorologistas, que aconselharam os residentes a tomar precauções.

Este tufão passou ao largo de Taiwan, depois de ter devastado o norte das Filipinas, onde desencadeou aluimentos de terra e inundações e matou pelo menos 26 pessoas, refere o último balanço das equipas de socorro.

A Ásia regista todos os anos entre 20 e 30 tufões, metade dos quais afeta o Japão.

Com Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.