sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Goni no sudoeste do Japão depois de ter causado 26 mortos nas Filipinas

O Tufão Goni deixou um rasto de destruição em Oquinava, no Japão. Há registo de ferimentos ligeiros em cinco pessoas. Na passagem pelas Filipanas, causou pelo menos 26 mortos.

HITOSHI MAESHIRO/EPA

Mais de 100 voos foram anulados por companhias aéreas nipónicas e milhares de casas estavam sem eletricidade nas ilhas do extremo sul do arquipélago.

De acordo com a agência meteorológica japonesa, o 15.º tufão da época na Ásia encontrava-se às 13:00 (05:00 em Lisboa) a 140 quilómetros a noroeste da principal ilha de Okinawa.

O tufão dirige-se para nordeste a uma velocidade de 35 quilómetros por hora e com rajadas de vento de 252 quilómetros por hora, precisou a agência.

Na ilha japonesa de Ishigakijima (extremo sul) registaram-se já cinco feridos ligeiros, indicou a agência de gestão das catástrofes naturais japonesa.

Cerca de 21.400 casas no arquipélago de Okinawa ficaram sem eletricidade, disse a companhia regional.

O Goni deverá atingir a ilha de Kyushu (sul) na terça-feira e atravessar a zona em direção a norte, de acordo com as previsões dos meteorologistas, que aconselharam os residentes a tomar precauções.

Este tufão passou ao largo de Taiwan, depois de ter devastado o norte das Filipinas, onde desencadeou aluimentos de terra e inundações e matou pelo menos 26 pessoas, refere o último balanço das equipas de socorro.

A Ásia regista todos os anos entre 20 e 30 tufões, metade dos quais afeta o Japão.

Com Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.