sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 14 presumíveis membros de rede que recrutava jihadistas em Espanha e Marrocos

Catorze presumíveis membros de uma rede que recrutava e enviava combatentes para o grupo autoproclamado estado islâmico foram detidos hoje em Espanha e em Marrocos pelas polícias dos respetivos países.

© Stringer Spain / Reuters

Fontes policiais indicaram à agência Efe que a operação foi desencadeada esta madrugada em Madrid, bem como nas cidades marroquinas de Fez, Casablanca, Nador, Al Hoceima e Driouch.

As investigações no quadro da operação conjunta, ainda em curso, centram-se numa rede que captava e enviava estrangeiros para as fileiras da organização 'jihadista' no Iraque e na Síria, segundo informou hoje o Ministério do Interior espanhol.

No passado dia 28 de julho, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, indicou que 126 combatentes terroristas nacionais ou residentes em Espanha tinham partido para as zonas de conflito para lutar ao lado do grupo extremista, dos quais 25 morreram.

Este ano foram levadas a cabo cerca de duas dezenas de operações antiterrorismo, as quais resultaram em mais de meia centena de detenções.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.