sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 14 presumíveis membros de rede que recrutava jihadistas em Espanha e Marrocos

Catorze presumíveis membros de uma rede que recrutava e enviava combatentes para o grupo autoproclamado estado islâmico foram detidos hoje em Espanha e em Marrocos pelas polícias dos respetivos países.

© Stringer Spain / Reuters

Fontes policiais indicaram à agência Efe que a operação foi desencadeada esta madrugada em Madrid, bem como nas cidades marroquinas de Fez, Casablanca, Nador, Al Hoceima e Driouch.

As investigações no quadro da operação conjunta, ainda em curso, centram-se numa rede que captava e enviava estrangeiros para as fileiras da organização 'jihadista' no Iraque e na Síria, segundo informou hoje o Ministério do Interior espanhol.

No passado dia 28 de julho, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, indicou que 126 combatentes terroristas nacionais ou residentes em Espanha tinham partido para as zonas de conflito para lutar ao lado do grupo extremista, dos quais 25 morreram.

Este ano foram levadas a cabo cerca de duas dezenas de operações antiterrorismo, as quais resultaram em mais de meia centena de detenções.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim