sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal militar condena realizador ucraniano a 20 anos de prisão na Rússia

Na Rússa, um tribunal militar condenou hoje um realizador ucraniano a 20 anos de prisão. Oleg Sentsov, de 39 anos, foi detido o ano passado num protesto contra a anexação russa da Crimeia.

© Stringer Russia / Reuters

É acusado de crime de conspiração para a realização de um ato de terrorismo. Segundo a acusação, Sentsov que vivia na península esteve envolvido num plano para explodir um monumento dedicado a Lenine e numa tentativa de incendiar a sede de um partido pró-russo.

O realizador negou todas as acusações e diz que foi torturado pela polícia russa. Detido na mesma altura, um outro ativista ucraniano foi também condenado a 10 anos de prisão.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22