sicnot

Perfil

Mundo

Ministros do Interior e dos Transportes da UE debatem segurança no sábado em Paris

Os ministros do Interior e dos Transportes da UE vão reunir-se no sábado, em Paris, para debater medidas de segurança, depois do ataque na passada semana num comboio de alta velocidade, impedido por passageiros.

Os ministros vão debater "propostas muito concretas" para reforçar os dispositivos de vigilância criados no âmbito da luta antiterrorista, afirmou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, algumas horas depois de o atacante marroquino ter sido acusado pelo ataque terrorista no comboio Thalys entre Amesterdão e Paris, na sexta-feira.

O responsável francês afirmou, numa entrevista à emissora de rádio France Inter, que a sua principal proposta é avaliar, sem modificar os acordos de Schengen, se é possível realizar controlos coordenados e simultâneos em vários países, aproveitando as fichas dos serviços secretos sobre pessoas potencialmente perigosas.

"É preciso ver se é possível ativar um dispositivo que permita controlar nos aeroportos, nos meios de transporte, de forma sistemática e mais coordenada, quem utiliza um meio de transporte", disse.

Na opinião do ministro, estes controlos são possíveis "sem alterar Schengen", uma vez que "não seriam controlos obrigatórios", proibidos pelos tratados europeus de livre circulação.

O autor do ataque frustrado contra o Thalys, o marroquino Ayub El Khazzani, de 25 anos, foi acusado na terça-feira à noite de tentativa de homicídio em ação terrorista.

Na sexta-feira passada, El Khazzani entrou no comboio de alta velocidade em Bruxelas, armado com uma espingarda automática "kalachnikov" (AK-47), 270 cartuchos de munições, uma pistola "Luger", uma garrafa de petróleo e um x-ato.

O homem foi impedido de perpetrar qualquer ataque por dois militares norte-americanos, que se encontravam de férias, um amigo e um consultor britânico de 62 anos.

Na segunda-feira, o presidente francês, François Hollande, condecorou os quatro com a Legião de Honra, a mais alta distinção de França.

Sinalizado pelos serviços de informações em Espanha - onde residiu vários anos - por posições islamitas radicais, Ayub El Khazzani foi sinalizado numa "ficha S", que designa pessoas potencialmente perigosas para a "segurança do Estado".

A sua estada em França, que começou no início do ano passado, decorreu sem incidentes e não foi ativada qualquer vigilância.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17