sicnot

Perfil

Mundo

Ministros do Interior e dos Transportes da UE debatem segurança no sábado em Paris

Os ministros do Interior e dos Transportes da UE vão reunir-se no sábado, em Paris, para debater medidas de segurança, depois do ataque na passada semana num comboio de alta velocidade, impedido por passageiros.

Os ministros vão debater "propostas muito concretas" para reforçar os dispositivos de vigilância criados no âmbito da luta antiterrorista, afirmou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, algumas horas depois de o atacante marroquino ter sido acusado pelo ataque terrorista no comboio Thalys entre Amesterdão e Paris, na sexta-feira.

O responsável francês afirmou, numa entrevista à emissora de rádio France Inter, que a sua principal proposta é avaliar, sem modificar os acordos de Schengen, se é possível realizar controlos coordenados e simultâneos em vários países, aproveitando as fichas dos serviços secretos sobre pessoas potencialmente perigosas.

"É preciso ver se é possível ativar um dispositivo que permita controlar nos aeroportos, nos meios de transporte, de forma sistemática e mais coordenada, quem utiliza um meio de transporte", disse.

Na opinião do ministro, estes controlos são possíveis "sem alterar Schengen", uma vez que "não seriam controlos obrigatórios", proibidos pelos tratados europeus de livre circulação.

O autor do ataque frustrado contra o Thalys, o marroquino Ayub El Khazzani, de 25 anos, foi acusado na terça-feira à noite de tentativa de homicídio em ação terrorista.

Na sexta-feira passada, El Khazzani entrou no comboio de alta velocidade em Bruxelas, armado com uma espingarda automática "kalachnikov" (AK-47), 270 cartuchos de munições, uma pistola "Luger", uma garrafa de petróleo e um x-ato.

O homem foi impedido de perpetrar qualquer ataque por dois militares norte-americanos, que se encontravam de férias, um amigo e um consultor britânico de 62 anos.

Na segunda-feira, o presidente francês, François Hollande, condecorou os quatro com a Legião de Honra, a mais alta distinção de França.

Sinalizado pelos serviços de informações em Espanha - onde residiu vários anos - por posições islamitas radicais, Ayub El Khazzani foi sinalizado numa "ficha S", que designa pessoas potencialmente perigosas para a "segurança do Estado".

A sua estada em França, que começou no início do ano passado, decorreu sem incidentes e não foi ativada qualquer vigilância.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.